Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral fsobral@negocios.pt 16 de Maio de 2017 às 09:33

Macron, Merkel e a Europa. E as sugestões de El-Erian

Emmanuel Macron, como se esperaria, tem o seu primeiro encontro internacional com Angela Merkel. Afinal, França e Alemanha são o eixo vital da União Europeia.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Há quem diga que as suas ideias de "reforma" da Europa vão estar em cima da mesa, mas há quem sublinhe que, primeiro, Macron quer reorganizar a sua própria casa. E sobre um ministro das Finanças comum, a resposta de Merkel deverá continuar a ser: "nein". No Daily Telegraph, Roger Bootle escreve: "Apesar da eleição de Emmanuel Macron, a Zona Euro ainda não saiu da floresta."

Muito interessante é a entrevista do antigo líder da Pimco, Mohamed El-Erian, ao Observer. Diz ele que o mundo está defronte de uma encruzilhada, derivado do clima de baixo crescimento e que tem levado a desigualdade de riqueza, de rendas e de oportunidades: "No momento em que começas a falar da desigualdade de oportunidades alimentas a política de raiva." Segundo El-Erian, depois da crise de 2008-09 deveria ter-se iniciado um novo modelo de crescimento baseado no gasto dos governos em infra-estruturas e em reformas. Mas isso não foi feito. E acrescenta: "Dependendo de como se vê o processo político ou vamos dar uma volta para um crescimento maior e mais inclusivo que reduza a polarização política e a política de raiva; ou, como alternativa, o baixo crescimento transforma-se em recessão, a estabilidade financeira artificial torna-se volátil e a política torna-se uma bagunça." No Político/Europe, Janosch Delcker olha para a derrota do SPD alemão nas eleições regionais face à CDU de Merkel. E escreve: "Antes das eleições deste Outono, Martin Schulz tinha três eleições regionais para provar que ele e o SPD poderiam afastar Angela Merkel. Perdeu as três. Menos de seis meses depois de Schulz ter anunciado a sua candidatura a chanceler, o efeito Schulz parece ter-se esvaziado."


Ver comentários
Saber mais Emmanuel Macron Angela Merkel El-Erian Europa Alemanha União Europeia
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias