Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Manuela, servidora da “res publica”

Manuela Ferreira Leite tem um verbo mobilizador? Não. Tem capacidade de liderança/execução? Tem: o apoio que recebeu dos principais aspirantes a líder do PSD, Aguiar Branco e Rui Rio, não é apenas táctico...

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Conseguirá afirmar-se como alternativa a Sócrates? Em 2009 provavelmente não. Mas não é improvável que lhe consiga tirar a maioria absoluta. Porque os próximos tempos não serão fáceis para o Governo (que contava começar agora a “sedar” o país para as eleições de 2009); e porque Manuela tem algo que nenhum dos outros candidatos a líder tem: credibilidade. Atributos que lhe advêm do desapego e seriedade com que serviu o país: ela compõe, com Cavaco e mais um reduzido número de pessoas, um grupo a quem o país associa a servidores da “res publica”. E isso é um grande trunfo? que nem alguns dos maiores paladinos da esquerda têm.

Mas nem tudo são favas contadas. Porque Manuela tem dois handicaps: ausência do tal discurso mobilizador, fundamental para assaltar o poder a um peso-pesado como Sócrates; e optimismo/”alegria” (por acaso do destino, a sua imagem de governante ficou associada à austeridade). Não é uma dificuldade insuperável? Talvez não. Se transferir para o discurso público o fino humor que revela em privado? e se se afastar do estigma da “tanga”. Chega para ter sucesso? Não sabemos. Mas o PSD e o país vão ganhar com a sua (provável) eleição.

Outras Notícias