Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Mario Draghi em modo "esperar para ver"

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo.

  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
1. Mario Draghi em modo "esperar para ver"
O título é sugerido pela France 24: o Banco Central Europeu entra 2012 em modo de "wait and see". A primeira decisão do ano é a de manter a principal taxa de juro inalterada em 1%, alinhando, aliás, com as expetativas gerais.

É uma estreia para Mario Draghi, na medida em que o BCE mexeu nas taxas quando o italiano substituiu Trichet, em Novembro último. Lendo nas entrelinhas da decisão, Draghi está a recompensar os esforços dos países da Zona Euro para o controlo orçamental, ao mesmo tempo que espera pelos efeitos da benesse aos bancos de 500.000 milhões de euros a três anos, distribuída há menos de um mês.

Segundo Draghi, as facilidades de Dezembro "evitaram uma maior contração do crédito", com consequências positivas nalgumas regiões do euro. Acha que para já as finanças da Europa não precisam de "mais medidas não convencionais". Aos governos falta agora "estimularem o crescimento e a criação de emprego". Recado dado.


2. RBS
O banco escocês vai suprimir 3.500 postos de trabalho. Mais afetada será a banca de investimento. A atual restruturação do RBS está planeada a três anos e persegue o objetivo de reduzir os riscos e concentrar a instituição nos mercados do retalho doméstico e banca empresarial. Desde 2008 foram despedidos mais de 30.000 trabalhadores. O RBS, resgatado pelo Estado na sequência da crise de 2008, deverá ainda desfazer-se de património.


3. Mario Monti
Alinhado com Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, foi a Berlim exibir o seu trabalho de corte na despesa de Itália. O primeiro ministro não eleito de Itália começou o ano com largos sorrisos para as câmaras. Sobretudo as das televisões e jornais da Alemanha, passando a mensagem de que os contribuintes alemães não terão de salvar a economia italiana. Nem deverá precisar de mais austeridade: livre de Berlusconi, a máquina italiana entrou depressa nos eixos.



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias