Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Merkel, Sarkozy e o governo económico do Euro

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Partilhar artigo
  • ...
1. Merkel, Sarkozy e o governo económico do Euro
Os eurobonds não fazem parte da solução para já e francamente é pouco provável que algum dia façam. O Fundo de Estabilização Financeira não deve ser aumentado, pois a sê-lo o único reflexo seria aumentar a especulação.

A falta de sanções "pode" em parte estar na origem do "nonsense da dívida". As empresas alemãs têm a garantia de que não sofrerão uma beliscadura nos impostos -ainda que tenha ficado por explicar como é que tal vai ser evitado. Alemanha e França devem "reaproximar-se" e "convergir" em política económica. Nada de propriamente novo ou excitante no encontro entre Angela Merkel e Nicolas Sarkozy - como notaram em particular os jornais americanos, mais distantes do dia a dia da "nossa" crise.

Restam confirmações da proposta de um governo económico para a Zona Euro, já esperado, e da já falada taxa sobre transações financeiras. Que, exceção feita à introdução da data, o Verão de 2012, continua tão vaga como antes.


2. Google
A aquisição da Motorola Mobility continua dominar a nuvem mediática, ultrapassando o encontro Merkel/Sarkozy. Justificação do dia, a propriedade intelectual: o portefólio da Motorola é imenso, com 17.000 patentes. Mais que o acesso ao acervo, vale à Google a garantia de que se poupará a inúmeras batalhas legais na expansão do Android. Curioso é que a concorrência também beneficiou do negócio, com ações a valorizarem.


3. Qantas
A companhia aérea australiana tenciona lançar duas novas transportadoras, uma delas de prestígio para todo o mercado asiático e a outra low-cost, no Japão e em parceria com a Japan Airlines e a Mitsubishi. Encomendou já 110 novos Airbus. Anunciou também o despedimento de 1.000 funcionários. As medidas indicam menor prioridade no problemático mercado doméstico e reforço das operações internacionais, numa estratégia de sobrevivência.


“Tópicos” é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias