Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Paulo Querido paulo@querido.pt 12 de Fevereiro de 2012 às 01:58

Morrer da cura em vez da doença

Tópicos - As palavras que fazem as notícias do mundo.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
1. Morrer da cura em vez da doença
A situação da Grécia deteriorou-se de tal forma que mais parece que o "paciente" pode morrer da cura em vez da doença. A greve de 48 horas paralisou o país. O que, convenhamos, não é grande feito: a economia grega já está moribunda.

O governo não tem mão no destino do país. Nem a União Europeia. Ou os alemães. Muito menos a população grega. Lucas Papademos discursou à nação no sábado, véspera da votação pelo governo do novo plano de austeridade. Dizer que o primeiro-ministro dramatizou a situação é quase ridículo: todos sabem que a situação é dramática.

A coligação está sujeita a enorme estresse. A recessão será agravada pelo pacote exigido pelos credores europeus: corte de 22% no salário mínimo, despedimentos facilitados, mais impostos. Wolfgang Schauble disse ontem que a Grécia não pode ser um poço sem fundo. Mas não se descortina como inverter a tendência. Que não parou de piorar nos últimos 3 anos.



2. ONU
Como se não bastasse o aumento da tensão na Síria, com o redobrar de esforços que lhe são pedidos diariamente, a Organização das Nações Unidas foi chamada a mediar um conflito global. Companhias aéreas pedem a intervenção da ONU para estabelecer um acordo entre a China e a União Europeia sobre as emissões do setor da aviação. A UE defende que a taxa, em vigor desde 10 de janeiro, é necessária, os chineses endureceram na posição contrária.



3. Google.
A entrada da Google no hardware deixou de ser uma hipótese, a única dúvida agora é o timing. Fez aprovar na FCC americana a fase de protótipo de um novo aparelho sem fios que, tudo indica, se destina à distribuição de música nos lares. Mas não se fica por aí. A aquisição da Motorola Mobility, que fabrica aparelhos móveis e set-top boxes televisivas, deverá ter em breve a aprovação dos reguladores dos dois lados do Atlântico.



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias