Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Não, o mundo não mudou

O mundo mudou depois de 9/11? Não. A democracia está solidamente instalada e até há, hoje, mais países democráticos do que em 2001. O capitalismo, embora com versões soft, continua a ser a forma dominante de organização económica.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os mercados de capitais não chegaram a parar. Não houve falências em massa. As instituições, com particular destaque para os tribunais, não perderam a legitimidade herdada em 1789.

O mundo está mais perigoso? Sem dúvida. Muitos de nós olhamos agora por cima do ombro, à procura de sinais (ou de rostos) menos confiáveis. Há mais restrições à circulação de pessoas. As forças de segurança são mais visíveis e uma guerra idiota (mea culpa - fui um dos seus defensores, enganado pelas «armas de destruição maciça) ajudou a acentuar as divergências entre o Islão e o Ocidente.

Mas é preciso distinguir o essencial do acessório: o que se passou não mudou os princípios básicos da nossa sociedade. Essa é a maior bandeira que podemos ostentar contra os que se alimentam do terror. Daqui por umas décadas tudo isto não terá passado de um «blip» na História. Ainda bem. Como poderia um punhado de terroristas ter, nessa História, a mesma importância dos revolucionários franceses, dos colonos de Boston (que iniciaram a Revolução americana) ou dos pais da Perestroika?

Ver comentários
Outras Notícias