Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral fsobral@negocios.pt 26 de Maio de 2017 às 09:51

O Brasil entre Michel Temer e um futuro qualquer

O Brasil vive dias de agitação únicos. As manifestações em Brasília a pedir a saída do Presidente Michel Temer, acusado de corrupção, levaram a algo inimaginável: este pediu que os militares saíssem dos quartéis para repor a "ordem".

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Algo que os próprios militares, pela boca do Chefe de Estado-maior do Exército, viram com desconforto. No Congresso, os deputados estiveram prestes a entrar em vias de facto. E procuram-se políticos que não estejam salpicados pela corrupção, para que seja possível renovar algo. Elio Gaspari, na Folha de S. Paulo, escreve: "Injetaram em Temer o veneno que há um ano ele ajudou a injetar em Dilma." Já Luiz Ruffato, no El País/Brasil, argumenta: "Poeta medíocre, político desimportante, o Presidente não eleito, Michel Temer vem demonstrando que, além de tudo, não possui a mínima hombridade. Conspirou nos bastidores para derrubar a Presidente Dilma Rousseff, e, ocupando o cargo de forma ilegítima, promove autoritariamente o rápido desmantelamento de um rol de direitos trabalhistas e sociais conquistados ao longo de várias décadas. Agora, flagrado em uma situação que se configura como crime de responsabilidade, prefere manter o país agônico do que retirar-se de cena. (…) É urgente reivindicar eleições diretas já, único caminho possível para tentar salvar a nossa combalida democracia."

No Globo, Helena Chagas argumenta: "Não é normal manifestação de 35 mil pessoas em Brasília, nem que o vandalismo transforme a Esplanada dos Ministérios em praça de guerra e muito menos que o Presidente da República tire do bolso, numa rapidez impressionante, um decreto de garantia da lei e da ordem pelas Forças Armadas. (…) Além da entrada desse inesperado e inquietante personagem, o militar, o capítulo desta quarta teve o estilo 'walking dead'. (…) O Brasil não merece mais uma semana como essa que passou. Normalidade já!" Temer parece estar por um fio.


Ver comentários
Saber mais Brasília Brasil Michel Temer
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias