Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

O mercado é o melhor avaliador

No início dos anos 90, mão amiga fez-me chegar o pacto parassocial do então BCI. Um pacto que limitava, pela imposição de pesadas sanções, a venda das acções dos principais accionistas do banco. Ao confrontar as autoridades com a legalidade daquele pacto,

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Desde então estes pactos sofisticaram-se, tornando mais difícil o controlo de empresas cotadas. Pela percentagem do capital necessário para formar maiorias e pela limitação dos direitos de voto. Quem os defendia tinha um argumento tentador: evitar que empresas nacionais caíssem em mãos estrangeiras. Mas no fundo o que queriam era proteger os órgãos de gestão de OPA hostis.

O que se está a passar no BCP é um bom exemplo desta teoria: nenhum dos accionistas, ou grupos de accionistas, tem espingardas suficientes para se impor. E enquanto isso a situação do banco (contas, reputação dos administradores?) vai-se degradando. A olhos vistos e com enormes prejuízos para os investidores. Sobretudo os mais pequenos.

Perante isto, resta uma conclusão: proteger a gestão de empresas cotadas do julgamento do mercado é um monumental erro. Como se está a ver com o BCP. Que ao menos se aprenda alguma coisa com isso.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias