Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Oh António José penalizar quem poupa?

"É tão importante exigir consolidação aos países com desequilíbrios nas contas públicas como exigir aos que têm excedentes que coloquem esse dinheiro para dinamizar o consumo interno e estimular o sector exportador de países como Portugal", disse António José Seguro numa conferência do "DE". Este raciocínio está errado.

  • Partilhar artigo
  • 29
  • ...
"É tão importante exigir consolidação aos países com desequilíbrios nas contas públicas como exigir aos que têm excedentes que coloquem esse dinheiro para dinamizar o consumo interno e estimular o sector exportador de países como Portugal", disse António José Seguro numa conferência do "DE". Este raciocínio está errado. Primeiro porque parte da ideia de que a poupança é negativa. Não é. Não há desenvolvimento sem poupança e o caso português é exemplo disso. Mais: a poupança é ainda mais importante na conjuntura actual, em que a liquidez desapareceu …

Vejamos agora a questão da ajuda à balança de pagamentos. Se os alemães fomentarem o consumo comprarão mais produtos ao exterior, ajudando países como Portugal? Só se a Europa fosse uma "economia fortaleza". E não é: as fronteiras europeias estão abertas a produtos da China, Índia, Vietname… Se os alemães tiverem mais dinheiro vão comprar a todos os países com produtos baratos e de qualidade. Ora, as nossas exportações já não competem com as da China em preço e, com poucas excepções, não subiram o suficiente na escala de valor para conquistarem mercado a países como Holanda ou França. Por isso, o benefício seria pequeno: o défice da nossa conta corrente foi, nos últimos dez anos (ou seja, mesmo durante os anos em que os alemães foram gastadores…) de 10% do PIB…

Não sei quem vendeu esta "pérola" a uma pessoa sensata como Seguro. Propor sanções contra países prudentes e pedir-lhes para nos darem uma "ajudinha" é um erro. É quase como dizer aos portugueses que em vez de contarem com as suas capacidades devem esperar pela "ajuda" de terceiros.



camilolourenco@gmail.com
Ver comentários
Saber mais opinião
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias