João Quadros
João Quadros 29 de janeiro de 2016 às 10:18

Papa Marcelo II

Tal como previsto, Marcelo Rebelo de Sousa vai ocupar o lugar, ainda, ocupado por Aníbal Cavaco Silva. Mal soube o resultado, Maria Cavaco foi esconder as terrinas de prata: "Ele nem tem primeira-dama. Isto fica para mim."
Na noite das eleições, quem ligasse a TV diria que nada mudou. Marcelo estava na televisão ao domingo, à noite, a fazer a sua homilia. O futuro PR podia ter feito o discurso de vitória na Casa de Bragança, fazia mais sentido do que na Universidade de Direito. Pior, só na Prevenção Rodoviária Portuguesa...

Ainda mal tinha aquecido o futuro lugar e já Marcelo estava a ver o seu estado de graça beliscado pela sua genica. O ex-comentador da TVI foi criticado por ter estacionado num lugar reservado a pessoas com mobilidade reduzida e por não ter usado o cinto de segurança. É fácil concluir que dos 150 mil euros gastos por Marcelo na campanha, 120 mil foram em multas de estacionamento. Vamos ter um PR que vai reunir com a EMEL todas as sextas.

Parece-me uma polémica exagerada, provavelmente Marcelo, com a pressa, pensou que aquilo, desenhado no sinal, era um trono. Mas damos graças a um deus qualquer por esta micropolémica só ter surgido a seguir às eleições, ou teríamos Cândido Ferreira a pôr em causa a validade da carta de condução de Marcelo.

Voltemos à noite eleitoral, de onde nunca devíamos ter saído. Cândido Ferreira foi o menos votado de todos os dez candidatos. Do meu ponto de vista, devia haver uma penalização qualquer. Uma lei que, por exemplo, dissesse que o que fica em último devia descer de divisão. Nos anos seguintes só se podiam candidatar a presidente da Junta.

Mais do que Cândido Ferreira, de quem nada se esperava, o grande derrotado da noite foi Maria de Belém. As sondagens pré-eleitorais mostravam Maria de Belém a liquefazer-se mais rapidamente do que o BES. Os apoiantes estavam descrentes e António José Seguro confessava, aos seus botões, que se Maria tivesse 10%, já era uma festa e até abria uma garrafa de Vigor. Quando os números apareceram, foi o horror... o Contra-Informação estava à frente no tempo quando a baptizou de "Maria de Ninguém". Foi quase: 4,24%.

A porta-voz do PS veio, ainda cedo, despachar a coisa e agradecer a "Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa, da área política do PS, a sua participação nas eleições"... Então, o Tino não é da área política do PS?! Onde cabem dois, cabem três. Na verdade, de uma assentada, Costa livrou-se de Aníbal e dos restos dos seguristas. Parece-me que, perdendo, Costa ganhou, outra vez, as eleições.

Penso que a relação entre Marcelo e Costa vai ser óptima até Passos Coelho desaparecer. Quando vier o novo PSD, se as sondagens valerem o risco, a amizade começa a azedar. Se nada acontecer, são dez anos disto. Em princípio, aguento. Depois do Aníbal, tenho uma couraça.

O que não aguento, e espero que não venha lá, é o habitual: "O que é que Nóvoa vai fazer com este um milhão de votos?" Epá, nada! Perguntem ao Alegre, que, com o seu milhão de votos, está agora a apoiar a Maria de Belém e a vociferar contra as campanhas ignóbeis e, pior do que tudo, ainda vai ter de vender o seu par de Purdeys para ajudar a pagar as despesas da amiga. Não vás por aí, Nóvoa. Volta para a faculdade que isto não é vida para ti.

top 5 De todos os portugueses 1 Dinamarca confisca bens aos refugiados - agora é que era um "cartoon" do Charlie, com dinamarqueses a sacarem os ténis de marca ao miúdo afogado. Criamos o caos nos países dos gajos e depois eles fogem para cá e sacamos-lhes o que têm - somos "vikings" de sofá.

2 Assunção Cristas: OE é "ficção" digna de um "Óscar" - o deste ano foi para a devolução da sobretaxa.

3 CDS questiona Governo sobre Tony Carreira - "Os senhores ministros choram ao ouvir o Sonhos de Menino?" - eles bem avisaram que iam voltar a ser populares.

4 Lei da adopção por casais gay ficou quatro dias na portaria de Belém - foi abandonada e entregue a um lar.

5 Roma tapa estátuas por respeito ao Presidente iraniano - cuidado com homens em cuecas na cruz! Não o levem ao Vaticano! 
pub

Marketing Automation certified by E-GOI