Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Camilo Lourenço camilolourenco@gmail.com 28 de Maio de 2012 às 23:30

Portugal atingiu o ponto de viragem?

Os momentos de viragem de uma economia não se medem por um facto isolado, mas por um conjunto de sinais que apontam em determinado sentido. E esses sinais podem ser de dois tipos: quantitativos e qualitativos.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 29
  • ...
Os momentos de viragem de uma economia não se medem por um facto isolado, mas por um conjunto de sinais que apontam em determinado sentido. E esses sinais podem ser de dois tipos: quantitativos e qualitativos.

No caso português, entre os quantitativos avultam: o crescimento das exportações acima do previsto (embora seja de admitir um abrandamento nos próximos meses), os números da execução orçamental, que apesar de algumas zonas cinzentas vão no bom sentido; a queda das taxas de juro, em claro retrocesso desde Fevereiro (em contra-ciclo com Espanha e Itália) e os números do PIB, que confirmam que a economia está a cair menos do que o previsto (números de 2011 e 1º trimestre de 2012).

Nos elementos qualitativos estão as opiniões que instituições internacionais e analistas emitem sobre uma economia. Ontem a insuspeita Moody’s fez um rasgado elogio à nossa execução orçamental. No mesmo dia, o governador do banco central holandês apontou no mesmo sentido. E estão ainda na memória os elogios de Wolfgang Schäuble a Vítor Gaspar…

Os elementos qualitativos tendem a ser menos apreciados nas análises. Afinal expressam quase só estados de alma. Mas não devem ser desprezados. Elas revelam que personalidades e instituições de peso, cuja opinião é valorizada pelos mercados, estão dispostos a “caucionar” o que estamos a fazer.

É preciso relativizar os elogios? É. O “campeonato” ainda vai a meio e há um inquietante disparo do desemprego. Mas é bom começar a falar do grande passo que demos no último ano. Realçando que, se não houver tragédias na Grécia e em Espanha, o pior momento para a economia portuguesa pode estar já para trás.


camilolourenco@gmail.com
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias