Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Camilo Lourenço camilolourenco@gmail.com 11 de Junho de 2012 às 23:30

"Sr. professor, se deu àquele eu também quero"

Nós, os portugueses, adoramos "boleias". Sejam elas quais for. Não admira: temos uma classe política que não perde uma...

  • Assine já 1€/1 mês
  • 61
  • ...
Nós, os portugueses, adoramos "boleias". Sejam elas quais for. Não admira: temos uma classe política que não perde uma...

A última chegou de Bruxelas. Aprovado o resgate da banca espanhola, a classe política (com destaque para António José Seguro) atirou-se ao "óbvio": queremos as mesmas condições de Espanha. Mesmo sem sabermos as condições impostas a Madrid; dúvida que só ficaria esclarecida mais tarde, quando Bruxelas avisou que, ou a Espanha respeita o acordado no PEC (com acompanhamento de uma espécie de Troika), ou a torneira fecha-se. Ouch…!

Mas voltemos ao burgo onde Cavaco, para não perder o comboio, se juntou a Seguro dando a entender que condições mais favoráveis para outros têm de ser estendidas a Portugal. Como se o problema do país fosse esse... Nem Seguro, nem Cavaco parecem perceber que o programa de ajustamento tem de ser encarado com seriedade (até porque o dinheiro não é nosso!) e que, por isso, não podemos andar à caça de pretextos para agir como o cábula da turma: "Oh Sr. professor, se deu àquele eu também quero".

Ao correrem atrás da "boleia", Cavaco e Seguro sugeriram a pedinchice. Deviam, antes, ter lembrado que só vamos convencer os credores se trabalharmos no duro, em vez de nos focarmos na "boleia" (até porque se houver lugar no comboio, a "boleia" acabará por nos ser oferecida).

Em vez de terem feito figura de "cabulões", o Presidente e o líder da oposição deviam ter explicado que o mais importante, neste momento, não é aproveitar umas décimas de ponto nas taxas de juro; é convencer os portugueses de que não há modernização económica sem cultura de seriedade financeira. Coisa que nós não temos.


camilolourenco@gmail.com
Ver comentários
Saber mais opinião
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias