Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Reações díspares à Europa-Merkozy

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
1. Reações díspares à Europa-Merkozy
A primeira reação dos investidores à formulação da Europa-Merkozy foi de satisfação: as bolsas de Paris, Francoforte e Milão fecharam ontem em alta. Mas a Standard & Poor's ameaçou cortar o rating da Alemanha.

Tirando os mercados e aquela notadora, não se vislumbra ainda um sinal forte de resposta ao tratado contra a crise, alinhavado entre a França e a Alemanha. Entre adesões espontâneas, como as dos líderes da Península Ibérica, e críticas à prepotência dos dois países habituados a fazer letra morta dos tratados da União Europeia, há até espaço para a atitude de esperar para ver.

Merkel e Sarkozy acreditam que o seu pacto fiscal pode prevenir futuras crises da dívida pública. A união fiscal é de facto a medida mais consensual, a avaliar pela opinião publicada pela Europa. O problema é que quem a decide não são os media: são os governantes dos 27 Estados-membros. A procissão ainda nem chegou ao adro.



2. ENDA KENNY
O primeiro país da Zona Euro a ser intervencionado continua com um outlook sombrio. Numa mensagem televisiva, ladeado simbolicamente pelas bandeiras da União Europeia e da Irlanda, o primeiro ministro Enda Kenny disse que a situação para muitas famílias ainda vai piorar, antes que comece a melhorar. "Gostaria de vir aqui dizer-vos que os problemas não vão penalizar os mais carenciados, mas não posso", lamentou. O rigor será longo.



3. PETROBRAS
Apesar de todo o petróleo descoberto no Brasil, a Petrobras importou este ano cinco vezes mais gasolina do que no ano passado. A média diária de compra no exterior passou de 9.000 litros para 45.000. Consumo, produção e importação de petróleo crescem enquanto diminui a oferta de etanol, menos competitivo em consequência da quebra na colheita de cana de acúçar. A empresa vai aumentar o fornecimento de diesel com baixo teor de enxofre.



“Tópicos” é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais

Ver comentários
Saber mais opinião nuvem
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias