Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral fsobral@negocios.pt 28 de Março de 2005 às 13:59

Tanto mar

Um grande oceano separa Portugal e o Brasil. Há uma língua que une os dois países. Mas, lamentavelmente, nem sempre as duas nações percebem que há coisas importantes que os unem.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Um está no continente americano. Outro faz parte da União Europeia. Ambos fazem parte da CPLP. Mas, ainda assim, conhecemos pouco da literatura ou vemos poucos filmes brasileiros. Sobram, apenas, as telenovelas e a MPB.

Os brasileiros conhecem Eça de Queiroz e Fernando Pessoa e, exceptuando alguns casos pontuais, não há escritores portugueses de sucesso no Brasil. O português de Portugal não é entendido por lá. Temos uma fronteira que é urgente ultrapassar.

Portugal é um pequeno país da Europa cuja única mais-valia é exactamente pertencer ao Velho Continente.

O Brasil, se puder e se o deixarem, será um dos países que puxará a carroça do mundo nos próximos anos.

Mas, curiosamente, nem sempre a comunicação entre os dois países funciona. Exceptuando na ida de turistas portugueses para o Brasil e de emigrantes brasileiros para Portugal. Falta uma plataforma de identidade entre duas nações que falam a mesma língua. Embora nem sempre se entendam. Talvez porque há «tanto mar», como cantava Chico Buarque. Que continua a parecer inultrapassável.

Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias