Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa 28 de Outubro de 2014 às 21:00

"Traction"

Fui atraído pelo livro pelo nome e conceito. Este é um daqueles livros em que aprendemos logo na capa. Ou, se não aprendemos, pelo menos recordamos.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

 

Tracção: é isso que falta a tantas microempresas que começam a operar no mercado com uma ideia diferente e cheia de potencial.

 

Os gestores tendem a pensar que os maiores problemas das "startups" são o financiamento e o tempo muito curto de que dispõem para concretizar as ideias, corrigir os erros e chegar ao mercado antes de todos os possíveis concorrentes. No entanto, a falta de clientes durante um período longo demais tende de facto a tornar-se no principal problema das "startups", agora que existem quase infinitas fórmulas para o financiamento.

 

Para crescerem de forma sustentável, as empresas precisam de começar a ter clientes que testem os produtos, que exijam e que as coloquem na rota certa do mercado, e não na rota criativa dos inventores. Nem sempre os dois caminhos estão alinhados e é o primeiro que define a sustentabilidade da empresa no longo prazo. As "startups" precisam de clientes que as façam ganhar tracção, que as obriguem a caminhar com os pés na terra. E o crescimento desse mercado deve ser progressivo e autêntico, para ser assertivo e eficaz.

 

Mais do que concluir, sobre esta realidade, o autor do livro propõe uma forma de ajudar as "startups" a atingir esta tracção. Gabriel Weinberg propõe um modelo a que chama de "Bullseye Framework" que, em cinco passos, conduz as microempresas à desejada tracção.

 

A ideia do livro é genial, apesar do modelo ser mais mundano. Servem os excelentes exemplos dos líderes da Evernote e Wikipedia, entre outros, para atestar a importância do conceito tão bem caracterizado por Gabriel. Para quem está no negócio é imperdível.

 

Docente do IPAM e Porto Business School

 

 

Autor: Gabriel Weinberg

Data Original: Agosto 2014

Frase: "A startup Guide to Getting Customers"

Keywords: startup; empreendedorismo; tracção; captação de clientes; loop.

Apreciação: ****

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias