Patrícia  Abreu
Patrícia Abreu 22 de março de 2017 às 20:06

Um milhão de euros para uma reforma descansada

A reforma é um tema que começa a entrar nas preocupações dos portugueses. No entanto, ainda poucos se preocupam em deixar de lado uma parte dos seus rendimentos para compensar a perda de rendimento aquando da passagem à reforma.

Mas quanto custa afinal uma pensão tranquila? De acordo com um estudo citado pela Bloomberg, apenas 41% dos trabalhadores nos EUA já tentou calcular quanto iria precisar para pagar todas as suas despesas e continuar a viver confortavelmente, incluindo gastos de saúde. E dois em cada cinco americanos acredita que um milhão de euros é o valor necessário para pagar uma reforma tranquila.

A conclusão é de um inquérito realizado pelo Employee Benefit Research Institute, citado pela Bloomberg, que questionou mais de mil trabalhadores com idades acima de 25 anos e 589 reformados. Mas, apesar de reconhecerem que um milhão seria a "almofada" ideal para uma reforma descansada, muito poucos chegarão sequer perto desse valor.

Questionados sobre as poupanças para a reforma, só 20% poupou 200 mil dólares ou mais, 47% tem um pé-de-meia inferior a 25 mil dólares e 24% inferior a 1.000 dólares. Tendo em conta esta realidade, uma reforma milionária ficará ao alcance de muito poucos.  

 

Jornalista 

pub

Marketing Automation certified by E-GOI