João Quadros
João Quadros 03 de maio de 2013 às 10:16

Uma nota de despedida

Começou a circular , ontem, a nova nota de cinco euros , a primeira da nova série "Europa" a entrar em circulação.

Começou a circular , ontem, a nova nota de cinco euros , a primeira da nova série "Europa" a entrar em circulação.


Digam , olá , à menina nota. Digo menina, porque a marca de água, e o holograma, desta nova nota de cinco euros, incluem um retrato da figura mitológica grega, Europa. Que bonito. Que pena a maioria dos gregos só usar moedas; eles iam gostar de ver isto.


Segundo o Banco de Portugal, a figura Europa foi escolhida devido à sua clara associação com o continente europeu ("qual associação?", perguntou Durão Barroso) e também porque "confere um toque humano às notas". Toque humano às notas?! Não me digam que o Papa Francisco está no departamento de comunicação do Banco de Portugal?! "Toque humano" tinha a nossa antiga nota de vinte escudos, com o Santo António. Era uma nota a que se podia rezar em caso de desespero. Era dinheiro a que se podia fazer promessas para arranjar casamento. Acho muito estranho este conceito de escolher figuras mitológicas gregas para dar um toque humano. Que tal pôr um Minotauro nas notas de vinte para assustar as velhinhas que vão receber a pensão.


A sessão de lançamento da nova nota ocorreu na passada quarta-feira, na sede do BdP e confesso que não gostei de ver o Doutor Carlos Costa a tirar fotografias, todo contente, com um sorriso nos lábios enquanto exibia a nova nota. Parecendo que não, o que fica nas fotos, é o governador do banco de Portugal radiante por ter uma nota de cinco euros na mão… acho que pode dar uma ideia errada lá fora. Pode parecer que estamos pior do que estamos.


A informação sobre a nova nota , fornecida pelo BCE, revela que há um elemento de segurança novo que se destaca: "o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente" Ou seja, temos um Euro a piscar. Podemos dizer que , em termos da capacidade metafórica, a nota é excelente. Para a nota ser mais segura só lhe falta ser encerada com uma cera especial que faz com que a nota escorregue das mãos dos povos do sul da Europa


Segundo o BdP, as restantes notas desta nova série vão ser lançadas anualmente por ordem crescente de valor. Fazendo as contas, a nota de quinhentos euros vai entrar em circulação em 2019…Noto aqui algum optimismo. Se, depois de tudo o que o que nos espera, em 2019 ainda houver um lançamento de uma nova nota de quinhentos euros, essa nota, em vez de um retrato de uma figura mitológica, devia ter um smile.


Conclusão: adorei a nota. Façam muitas. Façam todas as que poderem. Inundem a Europa com elas. Se fizeram só destas ,de cinco, pode ser que a Merkel não dê por isso.

 

 

 

 

Pequenas notas


1. Jotas da JSD e da JS da Trofa à pancada por causa de uma guerra de cartazes. Era um cartaz a apelar ao consenso.


2. DEO de Gaspar prevê que o crescimento da procura externa em 2014 é de 4,2% (em 2013 é de -0,4) - eu bem digo que há petróleo em Sagres e eles não nos querem dizer nada, só para nos castigarem.


3. Ao fim de doze anos foram encontrados , no pátio de um prédio, pedaços de um dos aviões que embateram nas Torres gémeas no 11 de Setembro. Há gente muito porca.


4. Este ano, 277 praias portuguesas têm bandeira azul, mais duas do que no passado. Parece-me uma boa notícia se não formos nós a pagar as bandeiras.


5. 95% dos candidatos à Carreira Diplomática chumbaram no exame de cultura geral - Tinha perguntas muito complicadas. Ex: "qual é posição política de Paulo Portas, hoje?"


6. Final da Liga dos Campeões Europeus 100% alemã - consenso é isto.

 

 

 

pub

Marketing Automation certified by E-GOI