Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Urso Misha e touro Bill no parque

Ursos e touros são símbolos importantes do mundo da bolsa.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Ursos e touros são símbolos importantes do mundo da bolsa. Os ursos acreditam que o mercado vai cair enquanto os touros confiam em futuras subidas. Resolvi, por isso, criar duas personagens fictícias e dar-lhes voz, esgrimindo argumentos. Hoje, o urso Misha e o touro Bill regressam ao nosso convívio.

Estava eu a passear no parque da cidade de Aveiro, quando vejo um pic-nic. A alimentarem os seus "corpinhos", estavam os nossos velhos conhecidos Urso Misha e Touro Bill
Ulisses: Onde vos vim encontrar! Encontrava-vos sempre nas várias pastelarias da cidade e estava longe de imaginar que agora comiam aqui no parque.

Urso Misha: É a crise. Nós não fazemos como certas pessoas que falam em "apertar o cinto" e depois continuam a andar de calças largas.
Touro Bill: Exactamente! Contenção é a palavra-chave e nós estamos a seguir à risca aquilo que o país nos pede.
Misha: Bill, só não entendo é como é que tu, percebendo a grave situação actual que o país atravessa, continuas optimista para a nossa Bolsa. Isso é teimosia pura. A crise que o nosso país atravessa e que está para durar irá conduzir a nossa Bolsa para o abismo.
Bill: E essa crise é nova? Repara que, nos últimos meses, com as notícias gravíssimas que houve sobre o nosso país, a nossa Bolsa praticamente não tem caído. Se calhar não te deu jeito reparar nisso, não é?
Misha: Não sejas tendencioso. O que tem salvado a nossa Bolsa é o excelente comportamento da Bolsa americana. Se não fosse isso, já nos teríamos afundado. Não podes meter palas nos olhos e ignorares tudo o que se passa à volta de nós. Afinal não és touro, és burro.
Bill: Tu não comeces… Não entendes as verdadeiras razões da nossa Bolsa, desde há algum tempo não ter caído e até ter subido! O mercado já descontou estas más notícias, daí que nem notícias tão violentas e pessimistas como as que têm saído não causam já nenhum impacto na nossa Bolsa que já descontou toda esta crise, o que é francamente positivo.
Misha: As coisas que tu inventas! Por que é que não falas das recentes OPV`s da EDP Renováveis ou Martinfer que estão muito abaixo do preço a que foram colocadas? Ou por que é que não falas da travessia no deserto das acções do sector bancário, da EDP ou da Zon que anda por mínimos históricos?
Bill: Não vás por esse caminho, urso. Senão vou ter que falar do máximo histórico da Jerónimo Martins, do máximo dos últimos 9 anos da PT ou da excelente prestação da Galp. Para uma economia que está em crise, não podes pedir mais sinais de força de um mercado… Ou até podes! O sinal que o mercado deu ao quebrar a resistência entre os 7500 e os 7600 pontos. Não tens lido os artigos do Ulisses onde falava que esse era um sinal de força importante?
Misha: Só lês as partes que te interessa. Isso era um sinal de curto prazo. No longo prazo, ele sempre referiu que apenas quando os 8900 forem quebrados é que se pode decretar um novo "Bull Market".
Bill: Só ainda não os ultrapassámos por causa destas notícias todas. Deixa as notícias acalmarem e vais ver o PSI quebrar todas as resistências e vê-lo subir ainda mais forte. E não te esqueças que anda tudo com medo do Orçamento de Estado não ser aprovado. Se for aprovado, a nossa Bolsa voa.
Misha: E se for rejeitado, é o caos.
Ulisses: Desculpem meter a minha colherada, mas acho que isso vai ser irrelevante, não porque não seja importante mas porque todos sabemos que o Orçamento será aprovado pois o PSD, por mais que discorde, sabe que é impensável não viabilizar o Orçamento. Por isso, não haverá surpresas.
Bill: Vais ser surpreendido, Ulisses, quando vires isto voar com o Orçamento viabilizado.
Misha: Não sejas lunático, Bill. Estás tão desorientado com o dinheiro que tens perdido nos mercados que tens que usar os argumentos mais falaciosos. Acho que, da forma como as coisas estão, a tua única hipótese é descobrires alguma mina de ouro lá nas tuas terras. Ao preço a que o ouro está era capaz de te ajudar a recuperares o rio de dinheiro que tens perdido nos últimos anos.
De repente, começam a voar pães pelo ar e começam os dois a rebolar por cima das toalhas e da comida. Pelos vistos, para estes dois, contenção só na despesa.

Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira

PSI 20 à espera do orçamento para 2011


Eixo vertical: Pontos; Eixo horizontal: Volume (Milhões de euros x 100)

Em vésperas da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2011, discutem-se os impactos de um "chumbo" ou aprovação.


Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui

Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com




Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias