Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A nova roupagem da crise do euro

04.08.2020

Tornou-se cada vez mais claro que a crise económica decorrente da pandemia é uma extensão da crise do euro que tem continuado ativa desde o colapso do Lehman Brothers em 2008.

O mundo está em guerra

22.03.2020

A nível global, nem todas as respostas à crise foram bem direcionadas, e outras não tiveram robustez suficiente. O mais preocupante é que alguns governos se convenceram de que podem simplesmente desacelerar a propagação do vírus, em vez de tomarem as medidas necessárias para o travarem de vez.

Quem paga a fatura do Green Deal?

30.01.2020

A iminente violação do espírito do Tratado de Maastricht será dupla: a UE assumirá dívidas de forma encapotada e fá-lo-á através da impressora de dinheiro.

A estratégia de "cada um por si e todos contra Trump" do BCE

02.10.2019

O BCE nega veementemente que siga uma política de taxa de câmbio, pois sabe que isso está completamente fora do seu mandato. Mas é-lhe, muito simplesmente, impossível negar que a sua política se faça à custa dos parceiros comerciais da Europa. A situação é inquietantemente parecida com as desvalorizações competitivas dos anos 30.

A contenção do BCE chega ao fim

11.08.2019

Ao procurar justificar a nova fase de política monetária expansionista do BCE, Draghi referiu-se várias vezes à rápida deterioração do setor industrial europeu. O ainda presidente do BCE quer uma política monetária que ajude a uma política orçamental mais expansiva, necessária para revitalizar a economia europeia.

De um Brexit sem acordo para um acordo de não-Brexit

04.02.2019

O que é mais importante: insistir no princípio de que os países anfitriões pagam pelo fornecimento de todos os benefícios sociais, ou manter o Reino Unido na UE? Para quem está genuinamente comprometido com o projeto europeu, a resposta deve ser óbvia.

Europa dá finalmente o tiro de partido para uma força militar

02.12.2018

Se França está mesmo decidida a avançar com a fusão de exércitos nacionais numa força de defesa conjunta sob um comando central da UE - e não apenas uma força de intervenção para as suas antigas colónias africanas - Macron poderá garantir o seu lugar nos livros de história. Há muito trabalho a fazer. Mas se isso acontecer, terá de agradecer a Trump.

A Europa não deve retaliar contra o proteccionismo dos EUA

28.03.2018

A UE deve assegurar que é um verdadeiro bastião do livre comércio, mesmo se os Estados Unidos agirem como reduto do proteccionismo. Isto significa que não deve sacrificar os interesses dos seus cidadãos em benefício dos lóbis agrícolas de França nem das necessidades de financiamento da Comissão.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio