Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A retirada do Abenomics

21.09.2020

A experiência do Japão deveria ser cuidadosamente estudada para se retirarem lições a respeito do futuro que se poderá colocar à Europa e a outras economias avançadas senescentes.

O custo elevado de um euro forte

25.08.2020

Durante anos, as autoridades da UE têm feito pressão para que o euro tenha um papel global mais forte. Dada a sua resposta positiva à crise da covid-19, podem estar prestes a realizar o seu desejo. Mas poderão perceber rapidamente que todas as rosas têm os seus espinhos.

A boa crise da Europa

19.07.2020

Apesar de toda a sua tragédia, a crise da covid-19 revelou uma verdade fundamental sobre a UE: os laços que a unem estendem-se muito além dos tratados e dos interesses individuais dos seus membros.

O momento New Deal da Europa

24.06.2020

As reformas de Roosevelt resistiram ao teste do tempo e agora são aceites como parte essencial da "constituição económica" dos EUA. O desafio de mais longo prazo para a UE será implementar as suas medidas de combate à crise da covid-19 de forma a poderem ser vistas também como ferramentas úteis de estabilização económica quando regressarmos à normalidade.

A crise de anulação da UE

25.05.2020

Nos próximos meses, a lealdade do sistema político alemão ao projeto europeu será testada. Felizmente, a maioria dos líderes alemães atribui muito mais valor à UE do que atribuiria a uma pequena vitória na disputa do TCA com o BCE.

A covid-19 e a nova batalha de ideias da Europa

03.05.2020

A verdadeira luta não está relacionada com "instrumentos financeiros inovadores" - como os ministros das finanças da Zona Euro diplomaticamente lhes chamaram na sua última reunião – mas sim com a futura direção da política orçamental e até do próprio euro.

O preço do poder “geopolítico” da UE

18.12.2019

Em termos económicos, a UE ainda tem uma dimensão comparável à China ou aos EUA, e é por isso que é tentador pensar que a sua força económica poderia ser transformada em poder geopolítico.

O canto da sereia da autonomia estratégica

27.11.2019

O nacionalismo económico - seja na forma de subsídios ou de uma tentativa de se tornar auto-suficiente em algumas tecnologias - fará muito mais mal do que bem.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio