Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A resposta à pandemia, Ato II

09.07.2020

Ao proporcionarem segurança a trabalhadores e empresas, os governos fizeram o seu trabalho até agora. Mas este foi apenas o primeiro passo. É imperativo que mantenham o apoio económico durante o tempo que for necessário e que tomem novas medidas para conter danos duradouros.

O incerto consenso da pandemia

12.06.2020

As nossas sociedades precisam de um debate aberto e com base em factos sobre as opções que temos pela frente e os princípios que devem orientar a tomada de decisão. No entanto, não é certo que o consigam realizar agora. A batalha entre uma nova filosofia política e um novo pretexto para o populismo definirá o nosso futuro.

A construção do mundo pós-pandemia não será fácil

13.05.2020

Não se deve ignorar a magnitude dos obstáculos que existem pelo caminho nem supor que alguma nova escola de "economia vodu" vai resolver os dilemas que se apresentam. Só reconhecendo a importância do desafio é que aumentaremos as nossas hipóteses de sucesso.

Explicando o triunfo da imprudência económica de Trump

13.02.2020

Acima de tudo, a lição a tirar do êxito económico aparente de Trump não é a de que a imprudência e o nacionalismo económico devem guiar as políticas. É que, num contexto de baixa inflação e de taxas de juro baixas, há mais margem de manobra do que se pensava para avançar com políticas expansionistas; que este contexto exige políticas audazes, em vez da timidez habitual; e que as políticas podem fomentar a inclusão económica.

A nova identidade verde da Europa

17.01.2020

A transição para a neutralidade carbónica destruirá riqueza, causará perda de empregos em setores com uso intensivo de energia e exigirá mudanças no estilo de vida. Só terá apoio suficiente para superar a oposição se gerar dinamismo económico.

O Reino Unido e a UE devem evitar danos mútuos garantidos

11.12.2019

Assumindo que o Brexit se concretiza, é provável que os futuros historiadores se lembrem de 2020 como o ano em que uma Europa enfraquecida e vulnerável optou por se tornar mais fraca e vulnerável. Agora, a tarefa dos seus líderes é evitar que as coisas se tornem ainda piores.

O debate sobre o imposto das grandes fortunas

19.11.2019

Um imposto sobre o património não é uma panaceia, nem sequer a resposta ideal para a crescente desigualdade. Mas, à falta de uma proposta melhor, pode servir como alternativa razoável.

Como evitar a próxima recessão

09.10.2019

O tempo dirá se uma situação económica deteriorada e a falta de opções alternativas justificam a entrada em território desconhecido.

O choque iminente entre clima e comércio

07.08.2019

É irónico que os novos líderes da UE, que tem defendido incansavelmente os mercados abertos, estejam prestes a desencadear um conflito entre a preservação do clima e o livre comércio.

Adeus, mundo plano

18.07.2019

Numa economia cada vez mais digitalizada, onde uma crescente parte dos serviços são oferecidos a um custo marginal zero, a criação de valor e a apropriação de valor concentram-se nos centros de inovação e onde se fazem os investimentos intangíveis. Isto deixa cada vez menos espaço para as instalações de produção onde se fabricam os bens tangíveis.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio