Cronista
Jean Pisani-Ferry Director do Bruegel

Jean Pisani-Ferry é director do Bruegel, um think tank económico internacional, professor de Economia na Universidade Paris-Dauphine, e membro do Conselho de Análise Económica do primeiro-ministro francês.

Jean Pisani-Ferry A Europa e o novo imperialismo 12.04.2019 Jean Pisani-Ferry
A decisão de rejeitar uma fusão ou autorizar um investimento que beneficie um concorrente estrangeiro com motivações políticas pode fazer sentido económico, e ao mesmo tempo despertar suspeitas nos círculos de política externa.
Jean Pisani-Ferry Em defesa do realismo verde 14.03.2019 Jean Pisani-Ferry
Para vencer, os entusiastas do Green New Deal devem ser honestos com os cidadãos sobre o que a próxima transformação implicará, de que forma os seus custos serão minimizados e partilhados de forma equitativa, e qual o papel que podem desempenhar. Em vez de retratarem o seu cenário como cor-de-rosa, devem mostrar que é viável.
Jean Pisani-Ferry A UE precisa de uma solução final para o Brexit 08.02.2019 Jean Pisani-Ferry
Talvez numa década ou duas, a UE e o Reino Unido tenham sofrido reformas abrangentes que os coloquem num novo caminho para a convergência. O Brexit deve ser gerido de forma a tornar esse cenário possível.
Jean Pisani-Ferry Cinquenta sombras de amarelo 07.01.2019 Jean Pisani-Ferry
Um segmento inteiro da sociedade francesa que se sentia sem representação e quase invisível encontrou uma cor e começou a construir uma identidade. A questão agora é se o movimento encontrará uma voz política e, em caso afirmativo, qual.
Jean Pisani-Ferry A grande divergência macro 20.12.2018 Jean Pisani-Ferry
O que está em jogo é a resiliência do sistema económico global. Apareceram fendas, apesar de um contexto benigno. Não se pode permitir que se transformem em fracturas.
Jean Pisani-Ferry Os três jogos da economia global 05.11.2018 Jean Pisani-Ferry
O problema, porém, é que ainda não é claro em qual dos jogos o presidente Trump pretende garantir uma vitória. Quer jogar um jogo longo? E, em caso afirmativo, quais são os seus objectivos? Ninguém sabe realmente.
Jean Pisani-Ferry Um clube não serve para todos na Europa 09.10.2018 Jean Pisani-Ferry
É arriscado quebrar tabus? Sim. Mas o maior risco é permanecer atolado em estruturas ultrapassadas e sucumbir à inércia. A Europa é um sonho maior do que a casa que construímos.
Jean Pisani-Ferry A Europa pode perder a sua oportunidade de realinhamento político 05.09.2018 Jean Pisani-Ferry
Da forma como as coisas estão, o mais provável é as eleições de Maio de 2019 terminarem numa série de lutas obscuras e altamente tácticas. Isto seria mau para a democracia, porque os cidadãos merecem receber opções claras sobre questões centrais.
Jean Pisani-Ferry A Europa é amiga ou inimiga da América? 06.08.2018 Jean Pisani-Ferry
Se a UE não conseguir definir-se a si própria para um mundo que é muito diferente do que existia há dez anos, provavelmente não sobreviverá como uma instituição significativa.
Jean Pisani-Ferry Pode o multilateralismo adaptar-se? 02.08.2018 Jean Pisani-Ferry
A solução não está nem em cultivar a nostalgia da ordem de ontem nem em colocar a esperança em formas brandas e ineficazes de cooperação internacional. A acção colectiva internacional requer regras, porque a flexibilidade e a boa vontade, por si só, não conseguem resolver problemas difíceis.

Marketing Automation certified by E-GOI