Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A aposta de recuperação da Europa

05.10.2020

Thomas Edison disse a famosa frase que o génio é 1% de inspiração e 99% de transpiração. A inspiração esteve por trás da decisão de julho. Agora, a Europa deve começar a suar por uma boa causa.

O legado económico internacional de Trump

27.09.2020

Mesmo que os EUA, sob a liderança de Biden, estejam dispostos a assumir novamente compromissos internacionais confiáveis, as suas perspetivas podem ter mudado para sempre.

Os desafios da agenda pós-pandemia

23.08.2020

As projeções feitas pelo FMI e pela OCDE indicam que, em 2021, a dívida pública em percentagem do PIB nas economias avançadas terá aumentado em pelo menos 20 pontos percentuais. Num contexto de taxas de juro zero, a maioria dos países terá de começar a reduzir os seus rácios da dívida face ao PIB, de modo a criar a necessária margem orçamental para se confrontar com a potencial recorrência de choques disruptivos.

A resposta à pandemia, Ato II

09.07.2020

Ao proporcionarem segurança a trabalhadores e empresas, os governos fizeram o seu trabalho até agora. Mas este foi apenas o primeiro passo. É imperativo que mantenham o apoio económico durante o tempo que for necessário e que tomem novas medidas para conter danos duradouros.

O incerto consenso da pandemia

12.06.2020

As nossas sociedades precisam de um debate aberto e com base em factos sobre as opções que temos pela frente e os princípios que devem orientar a tomada de decisão. No entanto, não é certo que o consigam realizar agora. A batalha entre uma nova filosofia política e um novo pretexto para o populismo definirá o nosso futuro.

A construção do mundo pós-pandemia não será fácil

13.05.2020

Não se deve ignorar a magnitude dos obstáculos que existem pelo caminho nem supor que alguma nova escola de "economia vodu" vai resolver os dilemas que se apresentam. Só reconhecendo a importância do desafio é que aumentaremos as nossas hipóteses de sucesso.

Explicando o triunfo da imprudência económica de Trump

13.02.2020

Acima de tudo, a lição a tirar do êxito económico aparente de Trump não é a de que a imprudência e o nacionalismo económico devem guiar as políticas. É que, num contexto de baixa inflação e de taxas de juro baixas, há mais margem de manobra do que se pensava para avançar com políticas expansionistas; que este contexto exige políticas audazes, em vez da timidez habitual; e que as políticas podem fomentar a inclusão económica.

A nova identidade verde da Europa

17.01.2020

A transição para a neutralidade carbónica destruirá riqueza, causará perda de empregos em setores com uso intensivo de energia e exigirá mudanças no estilo de vida. Só terá apoio suficiente para superar a oposição se gerar dinamismo económico.

O Reino Unido e a UE devem evitar danos mútuos garantidos

11.12.2019

Assumindo que o Brexit se concretiza, é provável que os futuros historiadores se lembrem de 2020 como o ano em que uma Europa enfraquecida e vulnerável optou por se tornar mais fraca e vulnerável. Agora, a tarefa dos seus líderes é evitar que as coisas se tornem ainda piores.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio