Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A desglobalização vai penalizar o crescimento em todo o lado

18.06.2020

Mesmo que os EUA ignorem os efeitos da desglobalização no resto do mundo, devem lembrar-se que a grande procura por ativos em dólares depende muito do vasto sistema comercial e financeiro que alguns políticos americanos pretendem reduzir.

A necessidade de taxas de juro profundamente negativas

12.05.2020

Uma política de taxas de juro profundamente negativas nas economias avançadas seria também uma enorme bênção para as economias emergentes e em desenvolvimento, que têm sido fortemente penalizadas pela queda dos preços das matérias-primas, fuga de capitais, elevado endividamento e taxas de câmbio desfavoráveis, já para não falar do facto de estarem ainda em fases iniciais da pandemia.

Perspetivas para a recessão da covid-19

17.04.2020

O mundo está a viver algo semelhante a uma invasão alienígena. Sabemos que a determinação e a criatividade humanas prevalecerão. Mas a que custo?

Aquela sensação dos anos 1970

09.03.2020

Os EUA poderiam dar um impulso imediato, reduzindo drasticamente as suas tarifas da guerra comercial, acalmando os mercados, mostrando sentido de Estado com a China e colocando dinheiro nos bolsos dos consumidores americanos.

O indispensável debate sobre a desigualdade

19.01.2020

Os mais recentes dados das Nações Unidas mostram que o mundo já chegou a um ponto crítico, em que não existem muitas hipóteses de limitar o aumento da temperatura global ao nível que os climatólogos consideram ser o limiar de segurança: 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

A dívida pública não é um almoço grátis

19.12.2019

O uso da dívida é uma ferramenta importante das economias modernas, mas nunca é uma opção isenta de riscos para os governos. Por isso, as dívidas devem ser contraídas e geridas com prudência, mesmo quando os custos de financiamento são mínimos.

Há muito em jogo na guerra iminente de moedas digitais

18.11.2019

A menos que as moedas patrocinadas por empresas tecnológicas ofereçam de facto uma tecnologia genuinamente superior - e isso não é óbvio de todo - devem ser reguladas da mesma forma que todas as outras.

O FMI depois da Argentina

21.10.2019

Comparada com o default em câmara lenta do país em 2002, a última crise argentina parece uma obra de Shakespeare em 60 segundos.

Por que não Rochester?

01.09.2019

No atual estado das coisas, assim que surja em Rochester o próximo George Eastman (fundador da Eastman Kodak) ou o próximo Joseph Wilson (fundador da Xerox), o mais certo é que algum interveniente dominante do mercado tente de imediato persuadi-lo ou forçá-lo (ou um misto das duas coisas) a instalar-se num pólo tecnológico já bem estabelecido, privando assim Rochester dos benefícios económicos de que poderia vir a usufruir. Uma vantagem da abordagem antitrust é que o governo não escolheria vencedores nem vencidos, apenas asseguraria que não é sempre a mesma região a ganhar.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio