Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A acalmia antes da tempestade cambial?

12.11.2020

Ninguém sabe ao certo o que poderá estar a manter controlados os movimentos cambiais. Entre as possíveis explicações inclui-se o facto de o choque da covid ter sido geral, a generosa provisão de linhas de swap em dólares pela Fed, e as robustas respostas orçamentais por parte dos governos de todo o mundo.

A desconexão entre as bolsas e a economia real

23.10.2020

A determinada altura, os mercados terão de renunciar à ideia de que os contribuintes continuarão a pagar tudo, indefinidamente. Os bancos centrais, em última análise, têm limites no volume de risco que podem assumir, e a convicção de que continuarão a ter apetite para assumirem mais risco pode ser desafiada se houver uma segunda vaga forte este inverno.

A pandemia e o seu cortejo de incertezas

07.09.2020

A economia global está agora numa encruzilhada. A missão mais importante dos decisores políticos é tentarem reduzir a enorme e constante incerteza, ao mesmo tempo que devem continuar a fornecer alívio de emergência às pessoas e aos setores económicos mais duramente atingidos pela crise.

Moeda COVID?

16.08.2020

De uma forma ou de outra, o mundo pós-pandémico mudará muito rapidamente no que respeita às tecnologias de pagamento. Os bancos centrais não se podem se dar ao luxo de ficar para trás.

Aprenderão as universidades com os confinamentos?

20.07.2020

É provável que a crise da covid-19 traga mais mudanças rápidas e de longa abrangência no terreno económico que nos envolve. Mas não temos de temer essas mudanças se a pandemia também impulsionar uma transição para um ensino superior melhor e mais universal.

A desglobalização vai penalizar o crescimento em todo o lado

18.06.2020

Mesmo que os EUA ignorem os efeitos da desglobalização no resto do mundo, devem lembrar-se que a grande procura por ativos em dólares depende muito do vasto sistema comercial e financeiro que alguns políticos americanos pretendem reduzir.

A necessidade de taxas de juro profundamente negativas

12.05.2020

Uma política de taxas de juro profundamente negativas nas economias avançadas seria também uma enorme bênção para as economias emergentes e em desenvolvimento, que têm sido fortemente penalizadas pela queda dos preços das matérias-primas, fuga de capitais, elevado endividamento e taxas de câmbio desfavoráveis, já para não falar do facto de estarem ainda em fases iniciais da pandemia.

Perspetivas para a recessão da covid-19

17.04.2020

O mundo está a viver algo semelhante a uma invasão alienígena. Sabemos que a determinação e a criatividade humanas prevalecerão. Mas a que custo?

Aquela sensação dos anos 1970

09.03.2020

Os EUA poderiam dar um impulso imediato, reduzindo drasticamente as suas tarifas da guerra comercial, acalmando os mercados, mostrando sentido de Estado com a China e colocando dinheiro nos bolsos dos consumidores americanos.

O indispensável debate sobre a desigualdade

19.01.2020

Os mais recentes dados das Nações Unidas mostram que o mundo já chegou a um ponto crítico, em que não existem muitas hipóteses de limitar o aumento da temperatura global ao nível que os climatólogos consideram ser o limiar de segurança: 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio