Os minerais vitais e a nova geopolítica

09.11.2020 Sophia Kalantzakos

A ascensão global da China reforça a tensão entre concorrência e concentração de recursos. A inovação e a produção industrial já não são da incumbência exclusiva das economias da OCDE, especialmente dos EUA, Estados-membros da União Europeia e Japão.

A longa marcha do Ant Group

08.11.2020 Shang-Jin Wei

Além de exercer uma pressão competitiva socialmente benéfica, o Ant Group também ajuda muitos bancos a expandirem os seus próprios negócios e a melhorarem a sua eficiência através de acordos cooperativos de empréstimos conjuntos.

Os EUA têm de aceitar a ascensão da China

06.11.2020 Daniel Gros

O próximo governo dos EUA deve aceitar a contínua ascensão económica e tecnológica da China. Pode não gostar da ideia de a China ultrapassar os EUA - um marco que deverá ser alcançado na próxima década. Mas novas tentativas de evitar esse resultado seriam não só inúteis, como também muito caras.

A fatura da covid-19 para Donald Trump

05.11.2020 Simon Johnson

Mais de 900 milhões de dólares da dívida de Trump supostamente vencem nos próximos quatro anos. Se Trump já não for presidente, os seus credores não terão motivos para ter paciência quando a Organização Trump não puder mais fazer os seus pagamentos.

As mentiras vão vencer?

03.11.2020 Harold James

Solzhenitsyn e Havel apelaram à resistência contra a marcha das mentiras. Pediram um regresso à política de honestidade - uma reversão da omnipresença do falso. Os americanos têm essa oportunidade agora - mas não por muito mais tempo.

A China de novo na liderança

02.11.2020 Stephen Roach

A confluência de uma nova vaga de covid-19 com o debate político incerto em torno de um novo pacote de medidas de estímulo orçamental tem neutralizado os estados de ânimo que durante muito tempo alimentaram a retoma económica nos EUA.

Ver Mais