O meu pior erro de previsão

14.05.2021 Stephen Roach

O meu alerta para a dupla recessão teve como premissa três considerações: precedente histórico, vulnerabilidade persistente e a probabilidade de outro choque.

Bitcoin e mais além (II)

12.05.2021 Christian Catalini

A vaga de inovação que teve início com as criptomoedas não se limita ao "dinheiro" per se. As conceções de moeda rapidamente se aventuraram para lá do âmbito do armazenamento e transferência de valor, transitando para mecanismos financeiros mais complexos.

Bitcoin e mais além (I)

11.05.2021 Christian Catalini

Na medida em que confiamos nas instituições para garantirem que o uso do dinheiro vai ao encontro dos nossos valores e princípios, a conceção da bitcoin pode tornar-se uma grande força ou uma séria debilidade.

Ajudar os outros 66%

10.05.2021 Kenneth Rogoff

As economias avançadas devem não só pagar as vacinas aos países pobres mas também providenciar subsídios generosos e apoio técnico à sua distribuição. Por muitas razões, nomeadamente o facto de que haverá outra pandemia, esta é uma solução mais eficaz do que retirar os direitos de propriedade intelectual às empresas que produzem as vacinas.

Sequenciar a recuperação pós-covid

07.05.2021 Robert Skidelsky

Hoje, a reforma económica confunde-se muito mais com a recuperação do que quando Keynes fazia a distinção entre as duas. Mas a sua forma de estabelecer o relacionamento é um ponto de partida claro para fazer ambas melhor.

Repensar o quadro orçamental da UE

As autoridades devem concentrar os seus esforços de reforma para transformar o Mecanismo de Recuperação e Resiliência numa ferramenta de política anticíclica adequada que incentive os gastos, especialmente onde os países não têm margem orçamental por motivos que estão fora do seu controlo.

Ver Mais