Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O dólar todo-poderoso está a decair?

02.09.2020

Com o tempo, à medida que o poder económico, financeiro, tecnológico e geopolítico da China crescer, a sua moeda pode fazer incursões em muitas mais partes do mundo.

Revisitando os cisnes brancos de 2020

10.08.2020

As cotações dos mercados não costumam refletir muito bem os riscos políticos e geopolíticos - muito menos ambientais - ? porque a sua probabilidade é difícil de avaliar. Mas, dados os desenvolvimentos dos últimos meses, não devemos surpreender-nos se emergirem um ou mais cisnes brancos para abalar a economia global mais uma vez antes do final do ano.

A Depressão Maior dos anos 2020

05.05.2020

Até à década de 2030, a tecnologia e uma liderança política mais competente poderão reduzir, resolver ou minimizar muitos desses problemas, dando origem a uma ordem internacional mais inclusiva, cooperante e estável. Mas qualquer final feliz pressupõe encontrarmos uma forma de sobreviver à Depressão Maior que se aproxima.

Uma Depressão Maior?

27.03.2020

Após o crash de 2008, uma resposta forte (se bem que atrasada) afastou a economia global do abismo. Poderemos não ter tanta sorte desta vez.

Roubini: Os cisnes brancos de 2020

26.02.2020

Se as eleições norte-americanas degenerarem em rancores partidistas, caos, recontagem de votos em disputa e acusações de eleições "manipuladas", melhor será para os rivais da América. Um desmoronamento do sistema político norte-americano debilitaria o poder dos Estados Unidos no exterior.

Trump vai tornar a China grande outra vez

26.12.2019

O problema, claro está, é o presidente norte-americano, Donald Trump, que não parece compreender que a "concorrência estratégica controlada" na relação com a China requer um compromisso e cooperação de boa fé com outros países.

Quatro rotas de colisão para a economia global

07.10.2019

Há agora vários jogos geoeconómicos da galinha em curso. Em cada caso, a incapacidade de alcançar um acordo levará a uma colisão, seguida provavelmente de uma recessão global e de uma crise financeira.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio