Cronista
Nouriel Roubini Economista

Nouriel Roubini é professor de Economia na Stern School of Business, Universidade de Nova Iorque, e é "chairman" da consultora global de macroeconomia Roubini Global Economics (www.roubini.com) 

Nouriel Roubini Mercados bipolares na “Nova Mediocridade” 30.04.2019 Nouriel Roubini
Ainda que esta lua-de-mel dos investidores com os mercados acionistas possa prolongar-se até ao fim do ano, esta vai continuar a ser uma relação inconstante e volátil. Várias deceções poderão desencadear outro movimento de fuga ao risco e, possivelmente, uma correção acentuada do mercado. A questão não é se isso acontecerá, mas quando.
Nouriel Roubini Compreender a postura mais expansionista da Fed 25.03.2019 Nouriel Roubini
Ainda que a Fed pareça disposta a tolerar um período de inflação temporária acima da meta, não pode permitir que se torne o novo status quo. Se este cenário surgir no final de 2019, ou no próximo ano, a Fed poderá subir a taxa diretora em mais 25 pontos base antes de estabelecer uma pausa prolongada.
Nouriel Roubini Perspetivas económicas ambíguas para 2019 18.02.2019 Nouriel Roubini
Pode haver fatores positivos suficientes para tornar este um ano relativamente decente, embora medíocre, para a economia global. Mas se alguns dos cenários negativos traçados acima se concretizarem, a desaceleração sincronizada de 2019 poderá levar a uma paralisação global do crescimento e a uma forte queda do mercado em 2020.
Nouriel Roubini Trump vs. Economia 08.01.2019 Nouriel Roubini
Trump é agora o Dr. Strangelove dos mercados financeiros. Como o louco paranóico no clássico filme de Stanley Kubrick, Trump está a flertar com a destruição económica mutuamente assegurada.
Nouriel Roubini As moedas digitais dos bancos centrais vão destruir as criptomoedas 03.12.2018 Nouriel Roubini
No devido tempo, a banca baseada nas CBDCs e os intermediários de fundos de empréstimos poderiam assegurar um sistema financeiro melhor e mais estável. Se as alternativas são um sistema de reservas fraccionárias propenso a crises e uma cripto-distopia, então devemos continuar abertos à ideia.
Nouriel Roubini A grande mentira da blockchain 26.10.2018 Nouriel Roubini 20
Aparentemente, os fanáticos da blockchain pretendem que confiemos num cartel anónimo, que não está sujeito a qualquer regra ou lei, em vez de confiar nos bancos centrais e intermediários financeiros regulados.
Nouriel Roubini Trump, um perigo para a economia mundial 27.07.2018 Nouriel Roubini 36
O perigo, neste momento, é que se estabeleça um circuito de retroalimentação negativa entre as economias e os mercados. A desaceleração de algumas economias pode levar a condições financeiras ainda mais restritivas nos mercados de acções, obrigações e crédito, o que por sua vez pode limitar mais o crescimento.
Nouriel Roubini O descarrilamento em câmara lenta do euro em Itália 06.06.2018 Nouriel Roubini
Itália acabou por mergulhar numa sitação que foi mais do que uma crise política pontual, uma vez que teve de se confrontar com o seu principal dilema nacional: continuar no euro ou tentar recuperar a soberania económica, política e institucional.
Nouriel Roubini A ilusão da blockchain 04.04.2018 Nouriel Roubini
Ao contrário dos protocolos de base, a "blockchain" é um protocolo "dinâmico", ou seja, armazena cada comunicação válida que se lhe tenha enviado. Isso obriga a desenhar as aplicações tendo em conta as limitações de hardware dos utilizadores e a necessidade de protecção contra o spam.
Nouriel Roubini As promessas falhadas da blockchain 12.02.2018 Nouriel Roubini
A suposta vantagem da bitcoin é também o seu calcanhar de Aquiles, porque mesmo que tivesse uma oferta estável de 21 milhões de unidades, isso iria desqualificá-la como uma moeda viável. A menos que a oferta de uma moeda esteja alinhada com o potencial PIB nominal, os preços sofrerão uma deflação.

Marketing Automation certified by E-GOI