Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O momento da verdade de Hong Kong

25.06.2020

Em Hong Kong, os britânicos implantaram uma cultura única de empreendedorismo e liberdade em solo chinês. Com a lógica de "um país, dois sistemas" a desfazer-se, o transplante da cidade para outros locais pode ser a melhor oportunidade de a preservar.

Irá a covid-19 conciliar-nos com a natureza?

28.04.2020

Seria imprudente continuar a contar com correções técnicas para nos tirar de qualquer buraco em que nosso estilo de vida extravagante nos faça cair, porque mais cedo ou mais tarde ficaremos sem soluções médicas para o problema da "ordem correta"

O que diria Keynes agora?

10.04.2020

É tempo de os decisores políticos começarem a pensar em como pagar por esta guerra em particular; e é bom lembrar a aritmética keynesiana.

O paradoxo do terrorismo

26.01.2020

Há um claro benefício em estarmos mais seguros, mas ao preço de uma intromissão nunca antes vista nas nossas vidas privadas

Conclusões pós-eleitorais para os políticos britânicos

22.12.2019

Em suma, assim como a direita cometeu um erro ao forçar o individualismo económico às pessoas, a esquerda cometeu um erro ao desprezar a cultura maioritária. No Reino Unido, o preço da incapacidade da elite em ambas as frentes foi o Brexit; na Europa e nos Estados Unidos, em geral, tem sido o crescimento do populismo.

#MeToo e Don Giovanni

20.11.2019

Perante episódios menores de atenção indesejada, mais resiliência e menos culpa parecem-me ser a atitude correta. Mas essa visão está cada vez mais em desacordo com o espírito dos tempos.

A queda e ascensão do heroísmo público

03.10.2019

Em grande parte do mundo, o valor do heroísmo está novamente a crescer. Talvez o futuro não esteja nos políticos e diplomatas, mas naqueles homens - e mulheres - que não têm medo de morrer.

As consequências económicas da automação

25.09.2019

Mesmo que a automação seja tradicionalmente benéfica a longo prazo, as autoridades não devem ignorar os seus efeitos disruptivos a curto prazo. Afinal, é no curto prazo que acontecem os grandes horrores da história.

A queda do império dos economistas

18.08.2019

O triunfo do universalismo chegou precisamente numa altura em que o poder ocidental está a desmoronar-se. E foi esse poder que fez o pensamento ocidental parecer universal, logo para começar.

De Versalhes ao Euro

26.06.2019

A moral destas duas histórias, separadas por um século, é que os países devem evitar ficar presos nas relações devedor-credor. Se isso não for possível, então é necessária uma boa negociação entre credores e devedores para preservar a paz social e política. A Zona Euro tem de aprender esta lição novamente.

A austeridade fez sentido?

19.06.2019

Os leitores devem decidir que teoria consideram mais plausível. Pessoalmente, prefiro a caracterização contida no recente livro Austerity: 12 Myths Exposed: "Austeridade é uma ferramenta de… interesses financeiros - não uma solução para os problemas por eles provocados".

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio