Economistas A charada do comércio norte-americano de Trump 14:00 Anne Krueger
Há boas razões para acreditar que a renegociação de Trump causou danos sérios. Mais importante ainda, outros governos vão agora questionar-se porque é que hão-de negociar com um país que rompe acordos estabelecidos à vontade.
Ontem
Kenneth Rogoff Ásia rica e louca 17.10.2018 Kenneth Rogoff
Agora, talvez Hollywood use filmes como "Crazy Rich Asians" para ilustrar conceitos-chave sobre uma região que é a maior história de sucesso económico das últimas décadas. Há muito mais histórias sobre essa história para contar.
Anteontem
Simon Johnson O primeiro banco do Starbucks 16.10.2018 Simon Johnson
O mais provável é que os consumidores saiam a ganhar com esta recente inovação - e que haja efeitos de contágio positivos noutras áreas das finanças, à medida que se torna mais fácil contornar os mecanismos de pagamento estabelecidos.
Daniel Gros Quem ganha na guerra comercial de Trump? 15.10.2018 Daniel Gros
O cenário está montado para um confronto sino-americano, com todas as suas implicações geoestratégicas pesadas e imprevisíveis. Mas, para o resto do mundo, isso pode não ser uma má notícia.
Bjørn Lomborg Os custos globais da violência doméstica 14.10.2018 Bjørn Lomborg
O custo da violência doméstica chega a uns impressionantes 5,2% do PIB mundial todos os anos. Ainda assim, a quantidade de investigação e financiamento destinados a resolver o problema é pequena se comparada com o que é gasto na busca da paz internacional.
Há 1 semana
Economistas O novo populismo velho de Itália 11.10.2018 Paola Subacchi
Mesmo que Itália permaneça na Zona Euro, o mais provável é que a coligação se comporte de forma semelhante aos seus antecessores. A única novidade pode ser a dimensão dos danos causados.
Martin Feldstein A confusão das tarifas sobre a China 10.10.2018 Martin Feldstein
O custo das tarifas impostas não é grande em relação ao ganho que seria alcançado se os EUA conseguissem persuadir a China a parar de aceder ilegalmente à tecnologia das empresas dos EUA.
Jean Pisani-Ferry Um clube não serve para todos na Europa 09.10.2018 Jean Pisani-Ferry
É arriscado quebrar tabus? Sim. Mas o maior risco é permanecer atolado em estruturas ultrapassadas e sucumbir à inércia. A Europa é um sonho maior do que a casa que construímos.
Harold James O populismo Bip Bip 08.10.2018 Harold James
Se o populismo tivesse um avatar, seria o Coiote, a imortal personagem de desenhos animados que, na sua perseguição inútil do Bip Bip, corre com frequência à beira de precipícios e continua em frente, suspenso pela lógica da sua própria crença.
Economistas A reestruturação do mundo 07.10.2018 Michael Spence
Se a divisão entre os EUA e os seus aliados tradicionais se tornar uma característica permanente da nova ordem global, levará a uma fragmentação mais profunda entre as democracias mundiais orientadas para o mercado.