Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

A espada e o contágio

17.09.2020 Celso Filipe

As Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto são os maiores focos de contágio e esta tendência irá perdurar por força da mobilidade social, utilização de transporte público e concentração de indústria e serviços nestes territórios.

Quem quer uma crise?

16.09.2020 Celso Filipe

Mesmo sabendo que desde setembro e durante os próximos seis meses, por força das presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa não pode convocar eleições antecipadas, o cenário de uma rutura, materializado no pedido de demissão de António Costa, pode mesmo concretizar-se.

Ganhar a década

15.09.2020 André Veríssimo

Dinheiro vai haver, falta o mais difícil, passar do plano técnico para o político. Será o país capaz de se unir em torno de eixos estratégicos, como pede o gestor? Parece tão improvável, mas nunca foi tão necessário.

Agora sem o estado de graça

14.09.2020 André Veríssimo

Todo o país entra a partir desta terça-feira em estado de contingência, não sendo de afastar a possibilidade de o agravamento em curso da pandemia levar o Executivo a dar o salto para a calamidade ou mesmo haver um regresso, indesejado, ao estado de emergência. O que já não volta é o estado de graça que António Costa viveu nos primeiros meses da covid-19.

O Portugal das capelas

13.09.2020 Celso Filipe

É claro que temos sempre a alternativa de atribuir este estado das coisas ao sistema, alegando de seguida que é impossível lutar contra ele e corroborando a visão de Vergílio Ferreira: “Frente a uma situação difícil, o português opta pela espera de um milagre ou pela descompressão de uma anedota. O grave disto é que o milagre não vem e a anedota descomprime de tudo. Ficamos assim à mercê do azar e nem restos de razão para mexer um dedo.”

Os ventos de Espanha

10.09.2020 Celso Filipe

A CGD, a par do BCP e do Santander, é o banco com mais capacidade para ensaiar movimentos de compra ou fusão em Portugal, sendo que o CaixaBank é também um protagonista a ter em conta neste xadrez.

Os desiludidos do Novo Banco

09.09.2020 André Veríssimo

Rui Rio emudeceu e Mariana Mortágua diz que a auditoria não serve. E o Ministério Público? Uma desilusão. Maldito esclarecimento que afinal lhes tirou o tapete e o protagonismo. Há sempre danos: mina-se a confiança no banco, o principal ativo de uma instituição financeira. No limite, desvalorizam-no numa futura venda que será 25% do Estado.

Caiu o muro no ensino da Medicina

07.09.2020 André Veríssimo

O longo processo de formação e a responsabilidade da profissão recomendam que o nível remuneratório seja atrativo, em nome da qualidade da medicina. Mas certamente é possível encontrar um equilíbrio que conjugue melhor estas exigências e as de uma sociedade com uma população cada vez mais envelhecida e carente de cuidados de saúde.

O equívoco do risco zero

06.09.2020 Manuel Esteves

Tentar reduzir a zero, ou próximo disso, o risco de contágio por covid-19 implica passar por cima dos outros riscos existentes e constitui uma desresponsabilização das instituições e dos seus dirigentes.

O poderoso Costa

03.09.2020 Celso Filipe

É verdade que a evolução da pandemia é uma grande incógnita, mas não é menos que o quadro político vivido este ano será irrepetível. O poder que António Costa foi capaz de exercer será posto à prova em 2021, sendo até previsível que surjam sinais de uma crise política que se poderá aprofundar, a qual terá como pano de fundo o aproximar de um ciclo eleitoral que começará com as autárquicas.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio