Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por André Veríssimo
Informação sobre o colunista
André  Veríssimo
Diretor

André Veríssimo é diretor do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

Artigos de opinião deste autor

Sai um autocrata, entra um democrata

19.01.2021

Trump deixa uma parte significativa da população norte-americana incapaz de discernir entre a verdade e a mentira, entre factos e fabricações.

O poder do medo

18.01.2021

Portugal vive o seu momento Itália ou Espanha da pandemia: caos nos hospitais, urgências entupidas, médicos a terem de escolher quem tentar salvar, números de novos casos e óbitos no topo das estatísticas mundiais.

Pode a pancada na economia ser menor?

13.01.2021

Ao contrário de março e abril, em que sabíamos quando o confinamento começava mas não quando acabaria, desta vez temos fundadas expectativas de que dure menos tempo. Quanto mais curto for, menor o impacto.

A luta da Galp pelo futuro

12.01.2021

A Galp, tal como muitas outras petrolíferas, tem o seu modelo de negócio em causa. A britânica BP estima que mesmo com a recuperação da economia global a procura por petróleo já não voltará aos níveis de 2019. As metas de descarbonização, a regulação europeia, a mobilidade elétrica, os novos hábitos de consumo e métodos de produção: tudo concorre para que o consumo de hidrocarbonetos enfrente um declínio inexorável.

O desleixo democrático com as presidenciais

10.01.2021

Com tempo, esta eleição teria sido um momento ideal para começar a usar, de forma limitada, o voto eletrónico. Nem o por correspondência, defendido por Marcelo Rebelo de Sousa, avançou. Perdeu-se a oportunidade.

Acelerar a vacina

06.01.2021

Temos a injeção de dinheiro europeu e a injeção de liquidez do BCE, mas nenhuma delas consegue injetar mais energia na retoma económica do que a vacina.

Mérito e álcool-gel

04.01.2021

Há um certo país, agarrado ao passado, onde o mérito continua a ser secundário e os cargos servem para fazer ou pagar favores, promover amigos ou são usados como uma espécie de prémio de carreira. Este Governo já mostrou, por mais de uma vez, que ainda vive nesse mundo, onde habita uma das causas endémicas do nosso atraso económico, que existe no privado, mas ainda mais no setor público.

O ano que não termina

30.12.2020

Quando parecia que vencíamos, logo desvanecíamos, uma e outra vez. Foi o ano em que nos sentimos como o mítico Sísifo, condenado a empurrar uma enorme pedra montanha acima, para a ver rolar encosta abaixo sempre que atingia o cume. A ciência e a sua vacina vieram salvar-nos dessa eternidade.

O passismo sebastiânico

22.12.2020

Passada a embriaguez do acordo com o Chega, em que alguns viram um regresso ao governo no virar da esquina, a sobriedade impõe uma questão fatal: se o PSD não conseguiu até agora capitalizar o impacto de uma crise de saúde gravíssima e de uma recessão de profundidade inédita, como o vai conseguir daqui para a frente?

A insustentável ligeireza das big tech

16.12.2020

O cerco aperta-se. Se há tema em que o atual e futuro inquilino da Casa Branca concordam é que é preciso restringir o poder dos gigantes tecnológicos e responsabilizá-los pelas suas práticas.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio