Cronista
André Veríssimo Diretor

André Veríssimo é diretor do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Muito longe do “whatever it takes” 08.04.2020 André Veríssimo
As reuniões dos líderes europeus só se prolongam madrugada fora e terminam sem acordo quando o tema em cima da mesa é... dinheiro. Os que precisam querem saber se a União Europeia ajudará a pagar a conta do resgate à economia. Pelo que se tem visto, é melhor virarem-se para outro lado.
André Veríssimo Rumo à normalidade possível 06.04.2020 André Veríssimo 23
Ninguém quer cantar vitória antes do tempo. É prudente, até porque baixar a guarda pode deitar todo o esforço a perder. No sábado a ministra da Saúde dizia que “não temos ainda uma luz concreta ao fundo do túnel”. Mas os últimos dados são animadores e essa luz é já visível em Itália, em Espanha, na Áustria ou na Noruega. O que significa que se torna premente discutir e planear o regresso à normalidade possível.
André Veríssimo Na panela de pressão social 01.04.2020 André Veríssimo
O Parlamento aprova esta quinta-feira um novo decreto presidencial do estado de emergência que dá ao Governo mais poderes para restringir a circulação, que o primeiro-ministro foi já adiantando, sem detalhar. O isolamento vai apertar e as consequências também.
André Veríssimo O excedente, essa relíquia 25.03.2020 André Veríssimo
O excedente orçamental de 0,2% é uma conquista. E , no entanto, à luz da pandemia e das suas consequências quase perdemos a vontade de o celebrar. O número é de um mundo que já não é o nosso. Mas devemos valorizar o esforço que nos levou até ele. Vamos ter de o refazer.
André Veríssimo É agora ou nunca 24.03.2020 André Veríssimo
Perde-se a conta ao número de vezes que o Governo já falou nas medidas de apoio às empresas, mas até ao momento não há ainda nenhuma PME a beneficiar do lay-off, das linhas de crédito ou das moratórias nos empréstimos. Estamos em estado de emergência, mas tem faltado sentido de urgência no auxílio ao tecido empresarial.
André Veríssimo Leia, pela sua saúde 19.03.2020 André Veríssimo 142
A partir de amanhã o país quase fecha portas. Mesmo o Governo não usando toda a amplitude que o decreto presidencial lhe dava, a circulação passa a estar fortemente constrangida. A proteção dos portugueses a isso obriga. Espera-se que neste regime mais musculado seja possível escapar às curvas vertiginosas de novos casos da covid-19 que vemos em Itália ou Espanha.
André Veríssimo A emergência contra o medo 17.03.2020 André Veríssimo
O estado é de emergência na saúde, mas será que deve ser decretado o estado de emergência? Será que se justifica, tendo em conta que os portugueses estão a demonstrar um enorme sentido cívico, adotando as devidas medidas de proteção necessárias ? Isso não terá um efeito ainda mais depressivo na economia? São bons argumentos, mas o país, e o Governo por ele, não pode dispensar um quadro de atuação excecional de intervenção.
André Veríssimo Meias medidas 15.03.2020 André Veríssimo
Os advogados não tiveram mãos a medir este fim de semana. Enquanto o país avança para o encerramento quase total, o Governo aprova uma enxurrada de medidas que ou restringem a atividade de alguns setores ou visam desincentivar comportamentos de risco por parte dos trabalhadores, ao mesmo tempo que garantem que estes não ficam sem rendimento .
André Veríssimo Desproporção 12.03.2020 André Veríssimo
É impossível não odiar a palavra que nos coage ao isolamento social, provoca comportamentos discriminatórios, nos impede de ir trabalhar, deixa os nossos filhos assustados e sem poder ir à escola, leva hordas para os supermercados, que faz com que ir à praia pareça um crime, que nos paralisa pelo medo, que nos atira para a irracionalidade.
André Veríssimo O homem por trás do “crash” 09.03.2020 André Veríssimo 33
O príncipe Muhamad bin Salman, o líder “de facto” da Arábia Saudita, foi notícia este fim de semana por duas razões. Uma delas é a que explica, em grande medida, a sangria de segunda-feira nos mercados. A outra é reveladora de com quem o mundo está a lidar.

Marketing Automation certified by E-GOI