Cronista
André Veríssimo Director

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Cegueira tributária 09.12.2018 André Veríssimo
Um Estado de direito só o é se for capaz de garantir a justiça. Infelizmente , nem sempre assim é. Um desses casos é a tributação de rendimentos produzidos em anos anteriores, para o qual a Provedoria tem alertado, mas cuja correcção o Governo continua a achar “inoportuno” e o Parlamento a ignorar.
André Veríssimo Quem muda o Montepio? 06.12.2018 André Veríssimo 21
António Tomás Correia é presidente da Associação Mutualista Montepio Geral desde 2008. Está no cargo há 10 anos. Só isso deveria ser suficiente para não se candidatar. Há outras razões de força maior.
André Veríssimo Os sinais de travagem 05.12.2018 André Veríssimo
Segundo a americana Ned Davies Research, as oito principais classes de activos deverão terminar 2018 no vermelho ou com ganhos inferiores a 5%, o que não acontece desde 1972, era Richard Nixon o Presidente dos EUA.
André Veríssimo O yin e o yang de Xi Jinping 03.12.2018 André Veríssimo
A teia de influência económica e política da China no mundo aumenta todos os dias. Um acordo de investimento aqui, um financiamento ali, uma visita de Estado acolá, os fios vão-se tornando mais grossos e resistentes, alcançando geografias cada vez mais longínquas.
André Veríssimo 21 anos de ADN digital 22.11.2018 André Veríssimo
No Negócios há essa bizarria de termos começado como um site antes de chegar ao papel. Foi há 21 anos que nasceu o que hoje chamaríamos uma start-up, o Canal de Negócios, uma semente que cresceu até se tornar no jornal de economia de referência do país.
André Veríssimo Ghosn, o herói perdeu a capa 19.11.2018 André Veríssimo
A detenção de Carlos Ghosn, o construtor da aliança Nissan–Renault–Mitsubishi e um dos gestores mais influentes no mundo, radica no mesmo velho tema que explica outros tantos escândalos corporativos: demasiado poder concentrado num homem só e falta de transparência.
André Veríssimo Brexit, a vacina 15.11.2018 André Veríssimo
Michel Barnier, o experiente negociador da Comissão Europeia, tinha desde o início um mandato muito claro: vender bem caro o Brexit, mostrar o elevado custo da opção, e com isso criar um exemplo dissuasor. Missão cumprida.
André Veríssimo Há vida na bolsa 11.11.2018 André Veríssimo
Primeiro foi a Raize, agora é a Science4You que quer vir para a bolsa de Lisboa. Seria bom que fosse o início de uma tendência, de um movimento capaz de afirmar aquela que deve ser a vocação do mercado de capitais português e o seu papel no financiamento da economia.
André Veríssimo O “generation gap” do populismo 07.11.2018 André Veríssimo
Tony Blair repetiu ontem no Web Summit, perante forte aplauso, que tudo fará para evitar o Brexit porque crê que ainda é possível impedi-lo. Das várias razões apontadas para que não aconteça, há uma que sobressai pela sua relevância.
André Veríssimo Os novos verbos da banca 05.11.2018 André Veríssimo
Depois de anos a conjugar o verbo vender – operações, imóveis ou carteiras de malparado – a banca portuguesa, pela mão do BCP, usou ontem o verbo comprar. E ao fazê-lo, fez luz sobre o fim da longa noite em que esteve mergulhado o sistema financeiro português.