Cronista
André Veríssimo Director

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo O desafio a Rio que quase ninguém quer 16.01.2019 André Veríssimo
Vamos imaginar que o conselho nacional do PSD de hoje aprova a moção de confiança de Rui Rio. O líder do partido sai mesmo reforçado? Pode-se falar em clarificação? Pode, mas pouco.
André Veríssimo Num Brexit sem saída 15.01.2019 André Veríssimo
De pouco serviu adiar a votação do Brexit. O desfecho foi o esperado: uma derrota retumbante do acordo forjado por Theresa May com a União Europeia. Faltam dois meses e meio para o divórcio e é total a incerteza sobre como ele vai acontecer, crescendo os receios de que aconteça de forma desordenada.
André Veríssimo Cursos para todos 08.01.2019 André Veríssimo
O tema das propinas do ensino superior deu a Rui Rio uma oportunidade para marcar uma clivagem com o Governo. O ministro do ensino superior manifestou esta semana o desejo de um dia as abolir, o líder do PSD respondeu com o princípio do utilizador-pagador.
André Veríssimo A maçã e a maré 03.01.2019 André Veríssimo
A Apple, o maior símbolo do génio empresarial dos Estados Unidos, porta estandarte da supremacia económica americana no mundo, tornou-se vítima da incerteza alimentada por Donald Trump, que é cada vez mais vítima de si próprio.
André Veríssimo 2019. Mais de 2018? 01.01.2019 André Veríssimo
O ano que agora começa vai ter muito do que foi 2018, mas em pior. Pelo menos é esse o receio palpável na grande maioria das respostas que 126 líderes deram ao Negócios quando lhes pedimos para olhar para 2019.
André Veríssimo Vergonha fiscal 27.12.2018 André Veríssimo 25
É uma mera aproximação, porque as grandes tecnológicas não divulgam dados descriminados por país, mas segundo uma estimativa a que o Negócios teve acesso, o "imposto Google" poderia obrigá-las a pagar até 60 milhões de euros em impostos em Portugal. Mas não pagam, nem é certo que venham algum dia a pagar.
André Veríssimo De volta ao "um vírgula qualquer coisa" 19.12.2018 André Veríssimo
Todos gostaríamos que a seguir ao maior crescimento económico do século viesse um novo recorde e outro depois dele. As várias previsões económicas, a que se juntaram esta semana as do Banco de Portugal, colocam-nos de volta ao "um vírgula qualquer coisa".
André Veríssimo Macron perdeu a luz 11.12.2018 André Veríssimo
Macron viu o fim e capitulou vergado à força dos “coletes amarelos”. Cedeu na taxa sobre os combustíveis, cedeu no salário mínimo, cedeu nas pensões, cedeu na fiscalidade sobre as horas extraordinárias. Mas também cedeu na sua autoridade e na perda de legitimidade das regras do euro.
André Veríssimo Cegueira tributária 09.12.2018 André Veríssimo 37
Um Estado de direito só o é se for capaz de garantir a justiça. Infelizmente , nem sempre assim é. Um desses casos é a tributação de rendimentos produzidos em anos anteriores, para o qual a Provedoria tem alertado, mas cuja correcção o Governo continua a achar “inoportuno” e o Parlamento a ignorar.
André Veríssimo Quem muda o Montepio? 06.12.2018 André Veríssimo 21
António Tomás Correia é presidente da Associação Mutualista Montepio Geral desde 2008. Está no cargo há 10 anos. Só isso deveria ser suficiente para não se candidatar. Há outras razões de força maior.