A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por André Veríssimo
Informação sobre o colunista
André  Veríssimo
Diretor

André Veríssimo é diretor do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

Artigos de opinião deste autor

O saldo político do Orçamento

25.11.2020

A inversão abrupta da tendência de crescimento que se vinha a verificar sugere que o eleitorado que admite votar no Bloco não se reviu no desprezo com que o partido recebeu o esforço do Governo para ir ao encontro das suas exigências, acrescentando sempre novas à medida que as anteriores eram satisfeitas. Sugere também que o momento escolhido para tirar o corpo fora, com o país numa agudíssima crise, foi mal recebido.

A vacina muda tudo

23.11.2020

A partir do momento em que a população de risco estiver imunizada, a normalidade vai progressivamente voltar. O Governo está obrigado a ser competente e eficiente em duas realidades paradoxais: lidar com a fase mais aguda da pandemia e preparar um plano rápido e abrangente de vacinação.

Estado de nervos

19.11.2020

Não se compreende como é que só agora é que as medidas vão ser escalonadas em função da situação epidemiológica de cada município, algo que já acontece há meses noutros países.

Orbán e a confiança na UE

17.11.2020

A que é que Berlim ou Paris preferem fechar os olhos: à urgência de fazer chegar o dinheiro a quem dele precisa ou a violações da independência judicial ou da liberdade de imprensa, valores que definem o Estado de direito e a própria União? Os líderes da Hungria e Polónia não pestanejaram e já têm uma ideia do que vai acontecer.

A urgência no Montepio

15.11.2020

O Montepio é mais um caso do proverbial “empurrar com a barriga” tão habitual quando há um enorme problema onde ninguém quer pôr as mãos porque sabe que vai sempre ficar com elas queimadas. Só que quanto mais se empurra, mais a bola de neve cresce.

O muro que Rio derrubou

11.11.2020

Os extremos tocam-se. Se o partido de André Ventura se inspira no populismo iliberal europeu, a matriz dos partidos liderados por Catarina Martins e Jerónimo de Sousa não é menos iliberal na conceção do Estado e da economia. Os comunistas são ainda contra a adesão ao euro ou à União Europeia.

De olhos postos no fim da crise

09.11.2020

Os mercados de capitais viveram esta segunda-feira um dia de euforia. As ações europeias valorizaram como há muito não se via, a cotação do petróleo disparou, o dólar subiu contra as restantes divisas e o ouro perdeu brilho como ativo de refúgio. Num mundo ainda em desespero por causa da pandemia, os investidores já veem o fim da crise. Devemos acreditar neles?

Duas Europas

05.11.2020

Os comportamentos de cada bolsa refletem as empresas que a compõem e não diretamente a economia, mas incorporam também o risco que o país encerra. As variações verificadas são, de resto, consentâneas com as previsões da Comissão Europeia conhecidas esta quinta-feira. Enquanto países como a Alemanha ou a Finlândia recuperam até ao final de 2022 o PIB que tinham em 2019, Portugal, Espanha e Itália terão de esperar mais tempo.

Que América vamos ter?

02.11.2020

Votar Donald Trump ou Joe Biden é muito mais do que escolher entre políticas mais à direita ou à esquerda, mais ou menos carga fiscal para as empresas e os ricos, ter seguros de saúde subsidiados pelo Estado ou não os ter. Não que essas sejam questões menores, mas não é isso que anima a participação recorde nas eleições. É algo muito mais profundo. O que está em causa é a definição de um modelo de sociedade, tal como o foi a guerra civil do século XIX.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio