Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Desculpe o Huawei  20.05.2019 Celso Filipe
O título deste editorial é decalcado de uma canção de sucesso da brasileira Rita Lee cujo primeiro verso é este: "Desculpe o auê/Eu não queria magoar você/Foi ciúme, sim/Fiz greve de fome, guerrilhas, motim/Perdi a cabeça/Esqueça".
Celso Filipe A guerra que é de Trump e Xi 14.05.2019 Celso Filipe
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que se pode alastrar à Europa, extravasa o domínio económico. Em grande parte, é apenas o pretexto para um combate entre Donald Trump e Xi Jinping que visa fortalecer as respetivas lideranças, ainda que em contextos diferentes.
Celso Filipe Uma ideia da Europa 12.05.2019 Celso Filipe
A campanha para as eleições europeias começa esta segunda-feira. Agora, como antes, este ato eleitoral é encarado como uma espécie de prelúdio para as Legislativas de outubro.
Celso Filipe O Mário já não é super 08.05.2019 Celso Filipe 30
Resta a Mário Nogueira o recurso à greve, um pau de dois bicos na medida em que a sua realização durante o período de exames nacionais irá ser inevitavelmente impopular pelo conjunto heterogéneo de pessoas que irá afetar.
Celso Filipe Da natureza da política 06.05.2019 Celso Filipe
O descongelamento do tempo de serviço dos professores foi o assunto comovente da semana que passou, o território fértil para os políticos (e não só) praticarem a indignação.
Celso Filipe Na incerteza ganha o PSOE 29.04.2019 Celso Filipe
Em fevereiro deste ano o Congresso dos Deputados espanhol fez um enorme favor a Pedro Sanchéz ao chumbar o Orçamento do Estado para 2019. Os partidos nacionalistas catalães juntaram-se à direita, rejeitando a proposta e forçando o líder do PSOE a convocar eleições antecipadas.
Celso Filipe Na China, o poder é divino 28.04.2019 Celso Filipe 29
Setenta anos depois a China já não combate o capitalismo, o pecado mortal dos pais de Chang . Em vez disso apropriou--se dele e transformou-o numa prática do Estado. "O socialismo de características chinesas", como as autoridades de Pequim gostam de o classificar.
Celso Filipe Uma dívida especial 22.04.2019 Celso Filipe
Três bancos, BCP, CGD e Novo Banco, juntaram-se e entregaram em tribunal uma ação executiva para cobrar dívidas a Joe Berardo no valor total de 962 milhões de euros. Este passo tornou-se um imperativo categórico face à dimensão impressionante do buraco mas também como forma de proteger a reputação destas instituições financeiras.
Celso Filipe O arrastão 21.04.2019 Celso Filipe 71
O PS está num processo de erosão continuada, a tal ponto que a última sondagem da Aximage para o Negócios e o CM já dá um empate técnico entre socialistas e social-democratas.
Celso Filipe Macron e os falsos furiosos 16.04.2019 Celso Filipe
Emmanuel Macron foi alvo de críticas por ter defendido, na última cimeira europeia, uma saída rápida do Reino Unido da UE. O Presidente francês argumentou, em favor da sua tese, o facto de o impasse em torno do Brexit atrasar a reconstrução da Europa.

Marketing Automation certified by E-GOI