Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe O ciclo da incerteza 21.01.2019 Celso Filipe
Em termos simplistas, os políticos criaram os problemas com que agora se defrontam e a grande interrogação está precisamente em saber se terão, ou não, capacidade para os resolver. E é precisamente aqui que surgem sinais desanimadores.
Celso Filipe O Santander foi com o vento 17.01.2019 Celso Filipe 63
A 25 de Setembro do ano passado, o Santander anunciou a nomeação de Andrea Orcel como presidente do banco, um cargo que era ocupado por José Antonio Álvarez, o qual passaria a vice-presidente executivo da instituição. Na altura, o banco espanhol acrescentava que as mudanças na cúpula de gestão se tornariam efetivas no início de 2019.
Celso Filipe E depois do Brexit 14.01.2019 Celso Filipe
O Brexit vai acontecer. Com acordo, sem acordo, mais cedo, ou mais tarde.
Celso Filipe O haraquiri do PSD 13.01.2019 Celso Filipe
Luís Montenegro corre o sério risco de ser a ajuda de que o líder do PS precisava para descolar nas sondagens.
Celso Filipe O telefonema de Marcelo 09.01.2019 Celso Filipe
O telefonema para Cristina foi um "fait-divers" que alguns querem usar para preservar uma visão elitista do poder. Aliás, não será a Marcelo que se pode aplicar o chavão do "divórcio" entre eleitores e eleitos
Celso Filipe O Montijo e as Cassandras   07.01.2019 Celso Filipe
Não há uma solução perfeita, mas a opção Montijo, sendo exequível, tanto do ponto de vista técnico como do financeiro, deve avançar o mais rapidamente possível. Quanto mais tempo se demorar maior será a receita que várias partes irão perder.
Celso Filipe Em nome da liberdade 06.01.2019 Celso Filipe 38
Mário Machado (que cumpriu pena de 10 anos por um crime racial) e os herdeiros ideológicos do salazarismo e do Estado Novo podem professar as suas opiniões porque a democracia lhes abre essa porta
Celso Filipe A máquina da democracia 02.01.2019 Celso Filipe
Marcelo Rebelo de Sousa assistiu à tomada do novo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, relativamente ao qual existem receios relativamente à forma como exercerá o poder.
Celso Filipe O embrulho de António Costa 26.12.2018 Celso Filipe 67
A mensagem de Natal de António Costa foi um exercício de retórica com os tiques e truques habituais das intervenções natalícias.
Celso Filipe Mourinho congelado 18.12.2018 Celso Filipe
José Mourinho foi despedido do Manchester United. A derrota com o Liverpool por 3-1, no passado domingo, foi o seu bilhete para uma saída sem glória. É de futebol que estamos a falar?