Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe O outro lado das "Panda Bonds" 22.05.2019 Celso Filipe
Portugal vai fazer uma emissão de dívida pública em moeda chinesa, as chamadas "Panda Bonds". Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, explicou assim a decisão que foi tornada pública na terça-feira: "O objetivo da emissão é entrar num mercado de grande dimensão, com muita liquidez, com poupanças elevadas", permitindo alargar a base de investidores que financiam Portugal.
Celso Filipe Desculpe o Huawei  20.05.2019 Celso Filipe
O título deste editorial é decalcado de uma canção de sucesso da brasileira Rita Lee cujo primeiro verso é este: "Desculpe o auê/Eu não queria magoar você/Foi ciúme, sim/Fiz greve de fome, guerrilhas, motim/Perdi a cabeça/Esqueça".
Celso Filipe A guerra que é de Trump e Xi 14.05.2019 Celso Filipe
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que se pode alastrar à Europa, extravasa o domínio económico. Em grande parte, é apenas o pretexto para um combate entre Donald Trump e Xi Jinping que visa fortalecer as respetivas lideranças, ainda que em contextos diferentes.
Celso Filipe Uma ideia da Europa 12.05.2019 Celso Filipe
A campanha para as eleições europeias começa esta segunda-feira. Agora, como antes, este ato eleitoral é encarado como uma espécie de prelúdio para as Legislativas de outubro.
Celso Filipe O Mário já não é super 08.05.2019 Celso Filipe 30
Resta a Mário Nogueira o recurso à greve, um pau de dois bicos na medida em que a sua realização durante o período de exames nacionais irá ser inevitavelmente impopular pelo conjunto heterogéneo de pessoas que irá afetar.
Celso Filipe Da natureza da política 06.05.2019 Celso Filipe
O descongelamento do tempo de serviço dos professores foi o assunto comovente da semana que passou, o território fértil para os políticos (e não só) praticarem a indignação.
Celso Filipe Na incerteza ganha o PSOE 29.04.2019 Celso Filipe
Em fevereiro deste ano o Congresso dos Deputados espanhol fez um enorme favor a Pedro Sanchéz ao chumbar o Orçamento do Estado para 2019. Os partidos nacionalistas catalães juntaram-se à direita, rejeitando a proposta e forçando o líder do PSOE a convocar eleições antecipadas.
Celso Filipe Na China, o poder é divino 28.04.2019 Celso Filipe 29
Setenta anos depois a China já não combate o capitalismo, o pecado mortal dos pais de Chang . Em vez disso apropriou--se dele e transformou-o numa prática do Estado. "O socialismo de características chinesas", como as autoridades de Pequim gostam de o classificar.
Celso Filipe Uma dívida especial 22.04.2019 Celso Filipe
Três bancos, BCP, CGD e Novo Banco, juntaram-se e entregaram em tribunal uma ação executiva para cobrar dívidas a Joe Berardo no valor total de 962 milhões de euros. Este passo tornou-se um imperativo categórico face à dimensão impressionante do buraco mas também como forma de proteger a reputação destas instituições financeiras.
Celso Filipe O arrastão 21.04.2019 Celso Filipe 71
O PS está num processo de erosão continuada, a tal ponto que a última sondagem da Aximage para o Negócios e o CM já dá um empate técnico entre socialistas e social-democratas.

Marketing Automation certified by E-GOI