Cronista
Celso Filipe Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe As lições da Frulact 19.01.2020 Celso Filipe
A venda da Frulact ao fundo de investimento francês Ardian causou um misto de perplexidade e desilusão, sentimentos fundamentados numa interrogação primordial, a dos motivos que levaram a família Miranda a vender uma empresa em crescimento, com um grau de internacionalização crescente e marcadamente inovadora. Ou seja, uma empresa rentável e com um futuro promissor.
Celso Filipe Trump e os portugueses 15.01.2020 Celso Filipe
Apesar da aura de vencedor, Trump nunca se conseguiu assumir como um líder mundial, conceito que encerra a capacidade de criar consensos e de estabelecer uma agenda comum à escala global. O que Trump conseguiu, no seu afã de tornar a América grande, foi criar inimigos e hostilizar aliados.
Celso Filipe Livre nas asas de Joacine  14.01.2020 Celso Filipe
A deputada quis ser como Ícaro e fugir da prisão ideológica do Livre. Deslumbrou-se com a projeção mediática conquistada e sobrepôs a sua agenda de causas pessoais à estratégia do partido.
Celso Filipe O lado lunar de Manuela 07.01.2020 Celso Filipe
Esta terça-feira, nas jornadas parlamentares do PSD, Manuela Ferreira Leite atirou-se à proposta de Orçamento do Estado para 2020, acusando o Governo de reduzir o défice apenas através do aumento de impostos e deterioração dos serviços públicos e defendeu que o equilíbrio das contas públicas deve ser atingido pela via do crescimento económico.
Celso Filipe Mártires para uma reeleição 05.01.2020 Celso Filipe
A 11 de novembro de 2011, Donald Trump acusava Barack Obama de querer começar uma guerra com o Irão para garantir a sua reeleição.
Celso Filipe O outro João Lourenço e o equívoco da família dos Santos 31.12.2019 Celso Filipe 36
Em Angola, o tempo já não vai voltar para trás. A família dos Santos acha que sim e só terá a perder com isso. Os últimos acontecimentos são a prova disso mesmo.
Celso Filipe O dia 3 de novembro 29.12.2019 Celso Filipe
O comportamento dos mercados, a evolução do preço do petróleo, a situação no Médio Oriente e também na América Latina ou a crise em Hong Kong serão algumas das áreas influenciadas pela variável 3 de novembro.
Celso Filipe A máquina da consciência 26.12.2019 Celso Filipe
A mudança traz consigo sobressalto, medo, esperança e espanto. Acontece sempre e em contínuo desde os primórdios da humanidade. As mudanças a que hoje assistimos, impulsionadas pela inovação tecnológica, talvez pela simples razão de as vivermos e sentirmos, caracterizam-se pela velocidade vertiginosa a que sucedem.
Celso Filipe A política da sala inclinada 18.12.2019 Celso Filipe
A verdade é que não se pode ter o melhor dos dois mundos, ou seja, mais despesa com menos receita.
Celso Filipe 2020, odisseia no Parlamento 17.12.2019 Celso Filipe
O Governo fez parte do caminho para conseguir as bases de um entendimento na Assembleia da República. Ainda assim, esta circunstância é manifestamente insuficiente para evitar a odisseia parlamentar que irá marcar o primeiro mês do próximo ano, até à votação final de 7 de fevereiro.

Marketing Automation certified by E-GOI