Cronista
Celso Filipe Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe O Estado somos nós 03.04.2020 Celso Filipe
Os nossos comportamentos sociais são essenciais para defender os outros e travar a propagação do vírus. Ou seja, o que pedimos ao Estado valerá de pouco, caso optemos por violar as regras de segurança sanitária que são impostas em nome de um bem comum.
Celso Filipe A lição de Hoekstra 30.03.2020 Celso Filipe 26
Já se escreveu abundantemente sobre a repugnância dos Países Baixos, mas é preciso dar meia dúzia de passos à retaguarda para avaliar, em toda a plenitude, as declarações do seu ministro das Finanças, Wopke Bastiaan Hoekstra, o qual defendeu que a Comissão Europeia devia investigar países como Espanha, que dizem não ter margem orçamental para lidar com os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus.
Celso Filipe E o nosso helicóptero? 26.03.2020 Celso Filipe
Donald Trump teve um comportamento errático na abordagem da covid-19, o qual se traduziu num menosprezo do impacto sanitário da epidemia. Mas esse comportamento abstruso e até reprovável não impediu os Estados Unidos de agirem rapidamente no combate à catástrofe económica.
Celso Filipe Tudo será sempre pouco 23.03.2020 Celso Filipe
Cumpriu-se a formalidade. O Presidente da República ouviu o ministro das Finanças e promulgou o Orçamento de Estado para 2020 que todos sabem é a prazo. Marcelo Rebelo de Sousa explicou que foi sensível à necessidade de um quadro financeiro que sirva de base às medidas que o Governo já anunciou e Mário Centeno fechou a porta à saída do Governo, afirmando que assumiu um cargo no qual está “totalmente focado”.
Celso Filipe A bondade e o cinismo 22.03.2020 Celso Filipe 25
Na resposta a esta crise não poderá haver distinção entre países. Estão todos no mesmo barco e é urgente e fundamental que os líderes europeus entendam isso.
Celso Filipe Lembra-se de Marshall? 18.03.2020 Celso Filipe 28
Nos idos de 1948, os Estados Unidos promoveram a execução de um plano que ficou conhecido como Marshall, destinado a reconstruir a Europa no pós segunda guerra mundial. A devastação económica já provocada pela Covid-19 exige que se começa e planear, desde já, um Plano Marshall à escala global.
Celso Filipe Líderes que envergonham 16.03.2020 Celso Filipe 29
Compreende-se que o comum dos cidadãos viva num turbilhão de sentimentos contraditórios e os manifeste no quotidiano, o que leva a que cada um de nós aperfeiçoe a tolerância. Contudo, é absolutamente reprovável que os líderes, aqueles que os outros deviam seguir como exemplo, se comportem de forma indigna ou irresponsável, exponenciando os impactos negativos de um vírus que é global.
Celso Filipe Ninguém está preparado 11.03.2020 Celso Filipe 22
A honestidade é o melhor princípio para combater o coronavírus, agora elevado à categoria de pandemia. A honestidade deve forçar a dizer que ninguém, incluindo governos, serviços de saúde, empresas e cidadãos, pode estar preparado para um acontecimento destes antes de ele se materializar.
Celso Filipe A guerra dos autocratas 10.03.2020 Celso Filipe
Mohammad bin Salman é um monarca inflexível, incapaz de lidar com pontos de vista contrários. Vladimir Putin, por seu lado, gere a Rússia como um imperador.
Celso Filipe O vírus da incerteza 05.03.2020 Celso Filipe
Longe vão os tempos em que se olhava para a economia como uma ciência exata regida pela lógica fria e inequívoca dos números.

Marketing Automation certified by E-GOI