Cronista
Celso Filipe Jornalista

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe O feitiço da web  06.11.2018 Celso Filipe
Invasão da privacidade, notícias falsas e transferência de dados pessoais. Estes são três (dos muitos) problemas que nasceram e floresceram com a internet. A culpa é da internet? Claro que não. Todas as acções têm (ainda) mão humana e é aqui que reside o problema.
Celso Filipe A culpa não é de Trump 04.11.2018 Celso Filipe
Hernández e os seus apoiantes (dentro e fora do país) são os verdadeiros culpados por esta debandada, porque uma coisa é certa: não bastam injecções ideológicas para motivar esta longa marcha.
Celso Filipe A outra Dama de Ferro 29.10.2018 Celso Filipe
Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica entre 1979 e 1990, recebeu o epíteto de Dama de Ferro, pela sua acção e sobretudo pela forma como então se opunha ao regime comunista da União Soviética e ao chamado Bloco de Leste.
Celso Filipe Era uma vez na Arábia 23.10.2018 Celso Filipe 20
Jamal Khashoggi, um jornalista saudita, crítico do governo do seu país, foi atraído ao consulado em Istambul e assassinado. Segundo relatos credíveis, terá sido espancado, decapitado e desmembrado, o que evidencia requintes superlativos de malvadez.
Celso Filipe A brincar ao interior 21.10.2018 Celso Filipe
O comprimento máximo de Portugal é 548 quilómetros. A largura, também máxima, é de 218. Ou seja, cálculos grosseiros, o país pode ser percorrido de carro de uma extremidade a outra em quatro horas e meia, contando com uma média de 120 km/hora.
Celso Filipe Obviamente, Marcelo 16.10.2018 Celso Filipe
O Presidente Marcelo analisa de forma diferente do ex-comentador Marcelo. Para este último, o derradeiro Orçamento seria um maná de intriga política, de tensões e conflitos, tanto entre os partidos do poder como na oposição, a partir do qual seriam possíveis cenários de geometria variável e desfecho imprevisível.
Celso Filipe Uma remodelação de combate 14.10.2018 Celso Filipe
Nos últimos dias discutia-se se o Orçamento do Estado para 2019 teria, ou não, uma natureza eleitoralista. António Costa resolveu o dilema com uma remodelação governamental de perfil eleitoralista, assumindo o combate político que aí vem.
Celso Filipe Em vez de Orçamento vem aí o Governo eleitoralista 14.10.2018 Celso Filipe 41
A maldição da Horta Seca, segundo a qual nenhum ministro da Economia nomeado como independente chega ao fim do seu mandato, voltou a cumprir-se.
Celso Filipe Os italianos na ponta da bota 10.10.2018 Celso Filipe
“A nossa missão não é o ‘spread’ [da dívida], mas os cidadãos.” A frase é tocante. Forte do ponto de vista comunicacional. Evoca o princípio, inatacável, de que as pessoas devem estar em primeiro lugar.
Celso Filipe Jair, a árvore e a floresta 08.10.2018 Celso Filipe 49
Bolsonaro é apenas uma pessoa e as suas ideias, boas ou más, valeriam zero se estivesse a “falar para o boneco”. O que não se verifica. Antes pelo contrário. No domingo, 49.387.416 de brasileiros votaram no candidato do Partido Social Liberal (PSL), o equivalente a 46,05% dos eleitores.