Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Quem sai aos seus... 25.03.2019 Celso Filipe
As relações familiares neste Governo emanam de um problema mais profundo. Utilizando uma imagem feliz da OCDE o elevador social português está estragado.
Celso Filipe O bom, a dúvida e a suspeita 18.03.2019 Celso Filipe
O Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos transportes públicos é uma boa ideia. Até do ponto de vista da forma como é parcialmente financiada, recorrendo-se para tal ao Fundo Ambiental.
Celso Filipe A angústia da Boeing 11.03.2019 Celso Filipe
A Boeing, enquanto decorrer o inquérito para apurar as causas do acidente de domingo, ficará de mãos e pés atados e com a sua reputação exposta à intempérie da opinião negativa.
Celso Filipe CLO, a nova sigla explosiva 10.03.2019 Celso Filipe
O "subprime" fez-se à volta do setor imobiliário e foi capaz, no seu rescaldo, de gerar dezenas de filmes e documentários que abordaram o tema de diversos pontos de vista, da ganância à incapacidade dos reguladores, passando pelo tentacular poder de Wall Street com raízes bem sólidas no terreno político.
Celso Filipe Angola para lá da semântica 06.03.2019 Celso Filipe
A visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola tem sido pretexto para se invocar a necessidade de relançamento das relações bilaterais. A intenção é boa, a semântica nem por isso.
Celso Filipe Flying circus 25.02.2019 Celso Filipe
O circo voador começado por David Cameron está em risco de se despenhar, mas todos parecem comportar-se como a trupe de Monty Python.
Celso Filipe Uns ténis e a reputação 24.02.2019 Celso Filipe
Conhece Zion Williamson? Se não for fã da NBA, a resposta certamente é não. Zion é um jogador de basquetebol universitário, tem 18 anos e é uma estrela em ascensão para a qual muitos já reservaram um lugar no Olimpo da modalidade.
Celso Filipe O fim do diesel e as avestruzes 19.02.2019 Celso Filipe 42
As vendas de carros a diesel caíram mais de 15% este mês, tendo mesmo sido mais baixas do que as vendas de veículos a gasolina, uma circunstância inédita nos últimos 15 anos.
Celso Filipe Moção de afirmação 18.02.2019 Celso Filipe
O CDS/PP apresentou uma moção de censura contra o Governo que vai ser votada esta terça-feira. O destino desta moção, o seu chumbo, ficou logo conhecido desde o dia em que foi apresentada. "O CDS prefere ir já para eleições do que esperar oito meses com um Governo desnorteado" justificou Assunção Cristas, considerando que o Executivo liderado por António Costa está "esgotado".
Celso Filipe A decadência da Europa 11.02.2019 Celso Filipe
Raymond Aron, tendo como pano de fundo o fim da Segunda Guerra Mundial, sustentava que o fim da Europa era o seu princípio. À data, o princípio era o da reconstrução à volta da Europa Ocidental.

Marketing Automation certified by E-GOI