Cronista
Celso Filipe Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Marega e o jogo do ódio 18.02.2020 Celso Filipe
O caso Marega teve o condão de acender os holofotes sobre o racismo.
Celso Filipe A reconstrução da oposição 16.02.2020 Celso Filipe
Para o Governo do PS, este alinhamento entre o PSD e o CDS será um teste na medida em que, simultaneamente, reduz o espaço de manobra e acrescenta-lhe pressão.
Celso Filipe A diplomacia da nova Angola 12.02.2020 Celso Filipe
Por necessidade ou convicção, a realidade é que Angola está a mudar.
Celso Filipe Uma vacina contra a crise 11.02.2020 Celso Filipe 27
O coronavírus pôs o mundo em alerta e este estado irá manter-se até que se descubra um antídoto capaz de o derrotar. Até lá reinará o sobressalto.
Celso Filipe A ditadura do pensamento 04.02.2020 Celso Filipe
O respeito pela opinião de terceiros e a aceitação de diferentes abordagens sobre um mesmo tema são fundamentais para garantir uma sociedade saudável.
Celso Filipe A insatisfação que assusta 02.02.2020 Celso Filipe
Os conceitos são materializados por pessoas e a democracia não foge à regra. Para que esta seja restaurada é preciso que os seus protagonistas recuperem princípios éticos e ajam em nome dos valores básicos de qualquer democracia, sendo eles a liberdade, a justiça, a tolerância, o pluralismo e a igualdade de oportunidades.
Celso Filipe O dia zero 30.01.2020 Celso Filipe
Sem hipótese de fazer marcha atrás, a União Europeia precisa de se reinventar. Para tal, precisa de se focar no essencial, que é o futuro, e encerrar este dossiê que consome boa parte do tempo presente.
Celso Filipe Vistos sem brilho 28.01.2020 Celso Filipe
A proposta do PS de restringir às regiões do interior o investimento imobiliário para obtenção de um visto gold é perfeitamente atendível. Os socialistas defendem que a medida visa travar a especulação e a escalada dos preços nas grandes áreas metropolitanas e este propósito merece compreensão, sobretudo por parte de quem vive nestas regiões e sofre com estas substantivas alterações na lei da oferta e da procura.
Celso Filipe A redenção de Rui Pinto 27.01.2020 Celso Filipe 35
Ironia do destino, Isabel dos Santos pode vir a ser a tábua de salvação de Rui Pinto.
Celso Filipe O aeroporto outra vez 22.01.2020 Celso Filipe 36
O Governo está empenhado na transformação da base militar do Montijo em aeroporto civil mas não irá aceitar que a ANA se esquive das contrapartidas exigidas, por exemplo, acessibilidades e barcos para assegurar a ligação entre as duas margens do Tejo.

Marketing Automation certified by E-GOI