Cronista
Celso Filipe Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Política à espanhola 11.11.2019 Celso Filipe
Os espanhóis voltaram a entregar aos partidos a responsabilidade de se entenderem e tirarem o país do impasse governativo que começa a ser penalizador para a economia.
Celso Filipe Fragilidade e preconceito 07.11.2019 Celso Filipe
Winston Churchill foi um político hábil e corajoso. Como poucos. Fez história, faz parte dela e possuía uma enorme capacidade para verbalizar pensamentos que se transformaram em frases célebres. Como esta: "A arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá e depois explicar porque não aconteceu".  
Celso Filipe O pan-ótico tecnológico 05.11.2019 Celso Filipe
A internet é um mundo constantemente novo e o desenvolvimento da tecnologia é imparável, na medida em que contribui para facilitar a vida das pessoas e organizações. Só que esta inevitabilidade, misturada com um deslumbramento voluptuoso, escancarou a porta para a entrada daquilo que Snowden identificou como o mundo sombrio da tecnologia.
Celso Filipe Fatal como o destino 04.11.2019 Celso Filipe
No caso da aviação, a aquisição é o reforço de uma tendência de consolidação que já leva anos. Quanto à absorção de fintech por parte da chamada banca tradicional, trata-se de um processo que agora dá os primeiros passos e que, neste particular, é também uma forma de se posicionar antes da afirmação das big tech (entre as quais se contam a Amazone a Apple) na Europa.
Celso Filipe O último voo das cassandras 03.11.2019 Celso Filipe
Há 30 anos, tantos quantos levo de jornalismo, que oiço falar do novo aeroporto de Lisboa. Já noticiei, em épocas diferentes, que o novo aeroporto seria na Ota, que Rio Frio era a melhor possibilidade, ou que a opção Alcochete estava fechada.
Celso Filipe A tripla de Johnson 30.10.2019 Celso Filipe
A tripla de Boris Johnson significa que ele acerta sempre, mesmo quando erra, graças à capacidade para criar factos em catadupa.
Celso Filipe Compromisso de Lourenço 28.10.2019 Celso Filipe
Angola atravessa uma situação particularmente difícil e remete-nos, inevitavelmente, para a perplexidade resultante da "maldição do petróleo", a de constatar que um país rico está com as finanças depauperadas.
Celso Filipe Marcelo no seu melhor 27.10.2019 Celso Filipe
Marcelo Rebelo de Sousa reafirmou a sua condição de protagonista, de forma clara e assertiva.
Celso Filipe Os dois anos e a sua antítese 23.10.2019 Celso Filipe
A capacidade deste Governo para concluir a legislatura depende muito mais dos referidos fatores externos do que da intriga palaciana da política interna
Celso Filipe O cheque do futuro 21.10.2019 Celso Filipe
Será a banca capaz de construir este futuro?

Marketing Automation certified by E-GOI