Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Uma dívida especial 22.04.2019 Celso Filipe
Três bancos, BCP, CGD e Novo Banco, juntaram-se e entregaram em tribunal uma ação executiva para cobrar dívidas a Joe Berardo no valor total de 962 milhões de euros. Este passo tornou-se um imperativo categórico face à dimensão impressionante do buraco mas também como forma de proteger a reputação destas instituições financeiras.
Celso Filipe O arrastão 21.04.2019 Celso Filipe 64
O PS está num processo de erosão continuada, a tal ponto que a última sondagem da Aximage para o Negócios e o CM já dá um empate técnico entre socialistas e social-democratas.
Celso Filipe Macron e os falsos furiosos 16.04.2019 Celso Filipe
Emmanuel Macron foi alvo de críticas por ter defendido, na última cimeira europeia, uma saída rápida do Reino Unido da UE. O Presidente francês argumentou, em favor da sua tese, o facto de o impasse em torno do Brexit atrasar a reconstrução da Europa.
Celso Filipe PE ante PE 15.04.2019 Celso Filipe
Warren Buffett considera que as previsões geralmente dizem mais sobre quem faz a previsão do que da previsão em si. Nesta matéria, Buffett é um especialista de créditos firmados como o atesta o facto de as suas estratégias de investimento terem inúmeros seguidores, valendo-lhe mesmo o epíteto de Oráculo de Omaha.
Celso Filipe Requiem pela OPA à EDP 14.04.2019 Celso Filipe
Depois da assembleia geral da EDP, a 24 de abril, qualquer que seja o desfecho da mesma, irão ter lugar as exéquias da oferta pública de aquisição (OPA) que a China Three Gorges (CTG) lançou sobre a elétrica portuguesa.
Celso Filipe O enxovalho do Reino Unido 09.04.2019 Celso Filipe
É verdade que a UE ficará mais fraca sem os ingleses, mas o Reino Unido, seguindo um rumo que parece inspirado no triste "orgulhosamente sós" de Salazar, condena-se a um isolamento que o tornará irrelevante à escala global.
Celso Filipe Os bons e os maus gigantes 03.04.2019 Celso Filipe
O FMI lançou ontem um alerta sobre a concentração do mercado nas grandes empresas. O organismo liderado por Christine Largarde sustenta que a existência de gigantes empresariais no investimento tem impactos negativos na inovação, nos salários e na política monetária. Foi, aliás, à luz destes atendíveis argumentos que a Direção-Geral da Concorrência chumbou a fusão das unidades ferroviárias da francesa Alstom e da alemã Siemens.
Celso Filipe Só faz falta quem cá está 01.04.2019 Celso Filipe
O Brexit, com ou sem acordo, é uma inevitabilidade. Uma saída ordenada seria, apesar de tudo, a melhor opção. A alternativa, o "hard" Brexit, terá o mesmo efeito devastador de uma manada em fuga.
Celso Filipe Já não há pachorra 31.03.2019 Celso Filipe 30
O que se está a fazer com o novo aeroporto, não agora, mas há pelos menos 20 anos, é vergar o bem comum a interesses particulares, para a qual tem contribuído uma inefável lassidão de sucessivos governos. Já não há pachorra para este protelamento.
Celso Filipe Kemper e Vasconcelos 27.03.2019 Celso Filipe
Esta semana morreram duas figuras ligadas ao universo empresarial que, em circunstâncias diferentes, deixaram marca.

Marketing Automation certified by E-GOI