Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Uma questão de perspectiva 04.12.2018 Celso Filipe
Foi preciso uma maratona negocial para os ministros das Finanças chegarem a um acordo parcial sobre a reforma da Zona Euro, fazendo outra vez valer, como princípio de avaliação, a teoria do copo: meio cheio para uns, meio vazio para outros.
Celso Filipe Fazer de conta não é opção 29.11.2018 Celso Filipe
Na entrega dos prémios Gazeta 2017, o Presidente da República não evitou o elefante que há muito habita na sala do jornalismo português.
Celso Filipe O PS a fazer-se de vítima 26.11.2018 Celso Filipe
Marcelo Rebelo de Sousa, que mantém acesa a sua chama de analista político, embora seja Presidente da República, já havia avisado da inevitabilidade de o Orçamento do Estado para 2019 ser contaminado pelo clima eleitoralista.
Celso Filipe Angola outra vez 25.11.2018 Celso Filipe
João Lourenço tem um verdadeiro ímpeto reformista? As palavras e as acções apontam nesse sentido e o presidente de Angola já não vai recuar nesta marcha, até porque é o seu futuro político que está em causa.
Celso Filipe Lourenço e os elefantes 21.11.2018 Celso Filipe
João Lourenço tem uma vantagem substantiva neste braço-de-ferro com José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos. O seu ímpeto reformador, as promessas de transparência e a catadupa de exonerações granjearam-lhe a simpatia da comunidade internacional e o apoio desta à sua agenda política.
Celso Filipe Chamem-lhe ingenuidade 20.11.2018 Celso Filipe
A União Europeia acaba de aprovar um acordo preliminar para controlo do investimento estrangeiro. Franck Proust, o responsável que liderou este processo negocial, comentou que o entendimento “vai marcar o fim da ingenuidade europeia”.
Celso Filipe May caminho andado 13.11.2018 Celso Filipe
O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo técnico sobre o Brexit. O termo técnico diz muito acerca do caminho que se percorreu e mais ainda sobre o que ainda falta para chegar ao termo deste processo.
Celso Filipe A sobrevivência do Bloco 12.11.2018 Celso Filipe
O Bloco de Esquerda (BE) assumiu este fim-de-semana o seu objectivo de integrar um Governo. Não se trata propriamente de uma novidade, mas sim de o culminar de um caminho que começou quando o partido viabilizou a solução governativa que ficou conhecida como geringonça.
Celso Filipe O feitiço da web  06.11.2018 Celso Filipe
Invasão da privacidade, notícias falsas e transferência de dados pessoais. Estes são três (dos muitos) problemas que nasceram e floresceram com a internet. A culpa é da internet? Claro que não. Todas as acções têm (ainda) mão humana e é aqui que reside o problema.
Celso Filipe A culpa não é de Trump 04.11.2018 Celso Filipe
Hernández e os seus apoiantes (dentro e fora do país) são os verdadeiros culpados por esta debandada, porque uma coisa é certa: não bastam injecções ideológicas para motivar esta longa marcha.