Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe A decadência da Europa 11.02.2019 Celso Filipe
Raymond Aron, tendo como pano de fundo o fim da Segunda Guerra Mundial, sustentava que o fim da Europa era o seu princípio. À data, o princípio era o da reconstrução à volta da Europa Ocidental.
Celso Filipe A cor das greves 10.02.2019 Celso Filipe
Limitar o debate à cor política da greve já fez duas vítimas coletivas, os enfermeiros e os utentes do SNS.
Celso Filipe A TAP e os seus dois pilotos 05.02.2019 Celso Filipe
Três anos depois da reversão, como está a TAP? Melhor, respondem de forma unânime os protagonistas ouvidos pelo Negócios e cujas opiniões pode ler nesta edição.
Celso Filipe Como a China se entranhou 04.02.2019 Celso Filipe
A China celebra esta terça-feira, 5 de fevereiro, a entrada no Ano Novo, que será o do porco de terra, e que segundo os especialistas significa que pode vir a ser um ano marcado por tensões e alguns conflitos.
Celso Filipe O plano B da regionalização 29.01.2019 Celso Filipe
A descentralização é o plano B da regionalização, uma iniciativa do Governo então liderado por António Guterres a qual chumbada por larga margem num referendo realizado em 1998. A regionalização de então contemplava a criação de oito regiões administrativas e a criação em cada uma delas de dois órgãos de poder, as juntas e as assembleias regionais.
Celso Filipe A Venezuela intolerável 28.01.2019 Celso Filipe
A Venezuela seria um assunto lateral em Portugal, não se desse o caso de ser o país de acolhimento de uma comunidade composta por 400 mil portugueses e 1,3 milhões de lusodescendentes. Seria um assunto lateral como o são, por exemplo, a Bolívia, El Salvador ou Honduras, onde também se vive em crise.
Celso Filipe Da natureza dos bancos 23.01.2019 Celso Filipe
O que aconteceu na Caixa não tem a ver com a natureza do banco, mas sim com a forma como os governantes exercem as suas funções e a reverência que os gestores públicos lhes dedicam.
Celso Filipe O ciclo da incerteza 21.01.2019 Celso Filipe
Em termos simplistas, os políticos criaram os problemas com que agora se defrontam e a grande interrogação está precisamente em saber se terão, ou não, capacidade para os resolver. E é precisamente aqui que surgem sinais desanimadores.
Celso Filipe O Santander foi com o vento 17.01.2019 Celso Filipe 66
A 25 de Setembro do ano passado, o Santander anunciou a nomeação de Andrea Orcel como presidente do banco, um cargo que era ocupado por José Antonio Álvarez, o qual passaria a vice-presidente executivo da instituição. Na altura, o banco espanhol acrescentava que as mudanças na cúpula de gestão se tornariam efetivas no início de 2019.
Celso Filipe E depois do Brexit 14.01.2019 Celso Filipe
O Brexit vai acontecer. Com acordo, sem acordo, mais cedo, ou mais tarde.

Marketing Automation certified by E-GOI