Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe O que une PSD, CDS, PCP e BE 12.12.2018 Celso Filipe
Enfermeiros, professores, inspectores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, bombeiros e funcionários da justiça são algumas das categorias profissionais que vão fazer greve até final de 2018.
Celso Filipe Um Brexit sem saída 10.12.2018 Celso Filipe
Em resposta, a Comissão Europeia garantiu que não quer renegociar nem o acordo de saída, nem a declaração política que estabelece os termos do entendimento futuro entre o Reino Unido e a União Europeia.
Celso Filipe Uma questão de perspectiva 04.12.2018 Celso Filipe
Foi preciso uma maratona negocial para os ministros das Finanças chegarem a um acordo parcial sobre a reforma da Zona Euro, fazendo outra vez valer, como princípio de avaliação, a teoria do copo: meio cheio para uns, meio vazio para outros.
Celso Filipe Fazer de conta não é opção 29.11.2018 Celso Filipe
Na entrega dos prémios Gazeta 2017, o Presidente da República não evitou o elefante que há muito habita na sala do jornalismo português.
Celso Filipe O PS a fazer-se de vítima 26.11.2018 Celso Filipe
Marcelo Rebelo de Sousa, que mantém acesa a sua chama de analista político, embora seja Presidente da República, já havia avisado da inevitabilidade de o Orçamento do Estado para 2019 ser contaminado pelo clima eleitoralista.
Celso Filipe Angola outra vez 25.11.2018 Celso Filipe
João Lourenço tem um verdadeiro ímpeto reformista? As palavras e as acções apontam nesse sentido e o presidente de Angola já não vai recuar nesta marcha, até porque é o seu futuro político que está em causa.
Celso Filipe Lourenço e os elefantes 21.11.2018 Celso Filipe
João Lourenço tem uma vantagem substantiva neste braço-de-ferro com José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos. O seu ímpeto reformador, as promessas de transparência e a catadupa de exonerações granjearam-lhe a simpatia da comunidade internacional e o apoio desta à sua agenda política.
Celso Filipe Chamem-lhe ingenuidade 20.11.2018 Celso Filipe
A União Europeia acaba de aprovar um acordo preliminar para controlo do investimento estrangeiro. Franck Proust, o responsável que liderou este processo negocial, comentou que o entendimento “vai marcar o fim da ingenuidade europeia”.
Celso Filipe May caminho andado 13.11.2018 Celso Filipe
O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo técnico sobre o Brexit. O termo técnico diz muito acerca do caminho que se percorreu e mais ainda sobre o que ainda falta para chegar ao termo deste processo.
Celso Filipe A sobrevivência do Bloco 12.11.2018 Celso Filipe
O Bloco de Esquerda (BE) assumiu este fim-de-semana o seu objectivo de integrar um Governo. Não se trata propriamente de uma novidade, mas sim de o culminar de um caminho que começou quando o partido viabilizou a solução governativa que ficou conhecida como geringonça.