Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por Celso Filipe
Informação sobre o colunista
Celso  Filipe
Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Artigos de opinião deste autor

Idiossincrasia orçamental

24.11.2020

O PCP, o BE e até o PAN preferem o mal menor à possibilidade de o PSD conquistar o poder de braço dado com o Chega, e os sociais-democratas, embora sedentos de poder, não irão querer entrar num barco governativo que irá enfrentar as águas revoltosas de uma recuperação económica pós-covid que deverá ser longa e dolorosa. O PSD, estrategicamente, prefere que o PS carregue esta cruz ao longo do próximo ano.

A chantagem ao contrário

22.11.2020

Hungria e Polónia bloquearam o pacote europeu de recuperação da economia por considerarem uma chantagem da Comissão Europeia ligar as ajudas ao respeito pelo Estado de direito.

A febre da vacina

18.11.2020

As farmacêuticas estão a surfar uma onda de euforia semelhante à vivida pelas tecnológicas na primeira fase do confinamento.

Ventura e o seu cavalo de Troia

16.11.2020

André Ventura não formou o Chega para ser uma força antissistema ou obstinada na oposição. Ele constituiu o partido para ser o seu palco de afirmação política depois de ter falhado a entrada pela porta do PSD quando concorreu à Câmara de Loures.

As duas faces de Angola

12.11.2020

A melhoria de reputação é muito positiva para Angola. Todavia esta classificação é transitória e mudará rapidamente se o governo não for capaz de travar, pela via do diálogo e da ação política, a crescente onda de protestos.

As lições de Trump

10.11.2020

Trump não deve ser visto como um acidente de percurso na estrada da democracia. Antes pelo contrário, há lições muito relevantes a retirar da forma como geriu os destinos dos EUA e garantiu um massivo apoio popular, apesar de ter tido sempre contra si uma importante elite fazedora de opinião.

As duas Américas

04.11.2020

Caso se mantenha como Presidente, Donald Trump já não terá o impacto que obteve ao longo do primeiro mandato. Nessa altura, a sua estratégia conflituante apanhou a comunidade internacional desprevenida. Agora já todos conhecem o seu “modus operandi”. Ou seja, Trump tornou-se previsível e isso constituirá uma desvantagem significativa.

No meio, a sensatez

03.11.2020

Nos tempos que correm, o espaço para o compromisso tornou-se cada vez mais exíguo e os que se atrevem a produzir discursos que tentam fazer pontes ou procuram contextualizar as razões que assistem aos seus rivais são dizimados pelos radicais.

A efeméride e a necessidade

29.10.2020

A crise sanitária que atravessamos põe em causa o nosso modo de vida, abala os alicerces da economia e semeia a incerteza.

E depois do petróleo?

27.10.2020

A rota para as energias limpas está a ser muito turbulenta e ainda o vai ser mais porque põe em causa a arquitetura mundial que se foi construindo após a 2.ª Guerra Mundial.

Não se deve adiar o futuro

25.10.2020

O debate sobre a alta velocidade ferroviária em Portugal está inquinado. Em vez de se debater os prós e contras dissecam-se os custos. Pior, mais do que os custos insinua-se sempre que uma grande obra pública irá transformar-se, inevitavelmente, num imenso “saco azul”. Ou seja, em última análise, pretende-se travar um projeto com o objetivo de evitar que se crie terreno fértil para a corrupção .

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio