Livro, factos e aproveitamento

17.11.2022 Diana Ramos

O livro “O Governador” traz um dado absolutamente novo: a carta enviada pelo primeiro-ministro a Bruxelas, que descreve uma realidade – a sua, com a respetiva carga política que lhe imprime – sobre a banca nacional e com uma referência que, percebemo-lo agora, pôs em causa o processo de venda do Banif com a menção a um processo de pré-resolução que, segundo a descrição do próprio Carlos Costa, só existia enquanto plano B.

Trump e o liberalismo

16.11.2022 Celso Filipe

O poder político nas mãos de Trump é uma bomba-relógio que conduzirá a um desfecho trágico como ficou patente na invasão do Capitólio.

Os desafios do BCE

15.11.2022 Diana Ramos

A verdadeira questão que deve ser feita em Frankfurt é qual o plano do BCE para resolver o enorme problema criado no seu balanço pelos massivos programas de compra de ativos para fazer face às crises com que a moeda única teve de lidar nos últimos anos.

A bolha 2.0

14.11.2022 Celso Filipe

Esta bolha 2.0 traduz-se no esgotamento de um modelo expansionista e vai trazer repercussões ainda maiores, materializadas nos progressos em matéria de inteligência artificial.

Pressão no calendário

13.11.2022 Diana Ramos

O PRR não será certamente a chave mágica que irá reformar o país. Esse trabalho aguarda há anos por melhores dias. Ainda assim, é uma oportunidade relevante num momento em que a economia enfrenta novo choque.

Um adjunto incómodo

09.11.2022 Diana Ramos

As palavras do primeiro-ministro sobre a confiança depositada no seu secretário de Estado Adjunto são, em certa medida, incompreensíveis.

Convicções e consciência

08.11.2022 Celso Filipe

A estratégia dos líderes que pretendem acelerar o combate às alterações climáticas, entre os quais se encontra o secretário-geral da ONU, passa por exigir o máximo para conseguir obter alguma coisa.

Ver Mais