É o orçamento, estúpido

08.11.2020 Manuel Esteves

Não é a economia que impede o governo de ser mais determinado nas medidas de contenção da pandemia. É o orçamento e a consciência do Governo de que a solidariedade europeia em matéria de contas públicas pode acabar ao virar da esquina.

Duas Europas

05.11.2020 André Veríssimo

Os comportamentos de cada bolsa refletem as empresas que a compõem e não diretamente a economia, mas incorporam também o risco que o país encerra. As variações verificadas são, de resto, consentâneas com as previsões da Comissão Europeia conhecidas esta quinta-feira. Enquanto países como a Alemanha ou a Finlândia recuperam até ao final de 2022 o PIB que tinham em 2019, Portugal, Espanha e Itália terão de esperar mais tempo.

As duas Américas

04.11.2020 Celso Filipe

Caso se mantenha como Presidente, Donald Trump já não terá o impacto que obteve ao longo do primeiro mandato. Nessa altura, a sua estratégia conflituante apanhou a comunidade internacional desprevenida. Agora já todos conhecem o seu “modus operandi”. Ou seja, Trump tornou-se previsível e isso constituirá uma desvantagem significativa.

No meio, a sensatez

03.11.2020 Celso Filipe

Nos tempos que correm, o espaço para o compromisso tornou-se cada vez mais exíguo e os que se atrevem a produzir discursos que tentam fazer pontes ou procuram contextualizar as razões que assistem aos seus rivais são dizimados pelos radicais.

Que América vamos ter?

02.11.2020 André Veríssimo

Votar Donald Trump ou Joe Biden é muito mais do que escolher entre políticas mais à direita ou à esquerda, mais ou menos carga fiscal para as empresas e os ricos, ter seguros de saúde subsidiados pelo Estado ou não os ter. Não que essas sejam questões menores, mas não é isso que anima a participação recorde nas eleições. É algo muito mais profundo. O que está em causa é a definição de um modelo de sociedade, tal como o foi a guerra civil do século XIX.

Ver Mais