Lembra-se da Ucrânia?

14.11.2023 Celso Filipe

No início da guerra, o sofrimento dos ucranianos chocou o mundo, agora faz parte do quotidiano e merece referências marginais. Mesmo no plano internacional, a contestação à invasão russa perdeu intensidade. Já no caso da Faixa de Gaza existe uma terrível bipolarização (ou se é por Israel ou pela Palestina) que impede a sensatez e remete para uma desumana parcialidade.

Faz falta uma lei sobre lóbis

13.11.2023 Celso Filipe

A Operação Influencer mostra que a regulamentação dos lóbis é um imperativo nacional e que o PAN tinha razão quando fez a proposta para que tal acontecesse. De nada serve ao PS e ao Governo queixar-se da justiça quando a sua inação favorece quem vive da opacidade.

Sensibilidade e bom senso

09.11.2023 Celso Filipe

A nível pessoal, António Costa tem o direito a saber se é, ou não, arguido. No plano coletivo trata-se de um informação fundamental para PS, Governo e também para o funcionamento das instituições, além de ter uma inegável relevância social e económica.

A imagem que fica

08.11.2023 Diana Ramos

A mancha no sistema político português é clara, tende a afastar eleitores, a alimentar extremos e a destruir democracias a partir de dentro. Sem perceberem à partida essa debilidade, os principais rostos de um futuro ciclo político apenas alimentarão ainda mais o populismo e fomentarão a ameaça ao capitalismo democrático.

O tempo dos julgamentos

07.11.2023 Celso Filipe

António Costa termina da pior forma possível os oito anos de liderança do Governo e o seu futuro político sucumbiu às palavras do Ministério Público. Neste tempo tumultuoso, Marcelo Rebelo de Sousa terá um papel determinante, sobretudo para fazer vingar o primado da sensatez que por estes dias será um bem escasso.

Fazer política em direto

06.11.2023 Diana Ramos

Com os serviços públicos sob pressão e dossiês relevantes a mereceram decisão política, Marcelo – e o país – ganhará em proteger o poder e a influência que a sua posição institucional lhe reserva.

Ver Mais