O Estado da Nação

19.07.2022 Diana Ramos

Onde fica a verdadeira discussão sobre o real Estado na Nação? Essa, aparentemente, continua a ser feita em fóruns organizados pelos meios de comunicação social, onde empresários, economistas e responsáveis de associações setoriais repetem os mesmos diagnósticos conhecidos de quase todos.

Aprender a criar valor

18.07.2022 Diana Ramos

É preciso uma vaga de fundo que permita apoiar as empresas a ganharem escala. A pensar pequeno, as empresas continuarão pequenas e pouco dispostas a arriscar. E, sem elas, por mais fundos que cheguem, pouco se alterará no país.

O custo da indecisão

14.07.2022 Diana Ramos

Lisboa tem o seu principal aeroporto no limite das capacidades, a procura turística vai continuar a crescer como bem vemos todos os dias nas ruas da capital e uma solução que encontre consenso político é essencial a bem da economia e do emprego. Continuar na ladainha da localização sem avançar rapidamente com uma opção é penalizador para o país.

A incerteza dos números

13.07.2022 Celso Filipe

Recomenda-se prudência e, acima de tudo, uma certa dose de humildade para reconhecer que existem “buracos negros” na atual conjuntura económica que desaconselham visões absolutistas da realidade e a tomada de medidas em conformidade.

Um funesto “Big Brother”

12.07.2022 Celso Filipe

Tchizé dos Santos, que foi deputada e se diz política, para tristeza dos angolanos e da preservação da sua memória coletiva recente, transformou a morte do pai num “Big Brother”.

Estratégia para a crise?

11.07.2022 Diana Ramos

Numa simples medida de justiça para com os mais vulneráveis, arriscamo-nos a deixar cair uma ideia que tem sido tantas vezes repetida de que a inflação é um fenómeno importado.

Uma paródia de serviços

10.07.2022 Diana Ramos

Da saúde aos transportes públicos, as dificuldades são transversais. Já as reações de empresas e responsáveis institucionais têm sido quase anedóticas.

Ver Mais